Quinta-feira, 6 de Julho de 2017 | Horário: 11:54

ContrataSP disponibiliza mais de 500 vagas de emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS

1ª edição do programa acontece nesta sexta-feira (7) e será direcionada a profissionais de diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade

A Prefeitura de São Paulo promove nesta sexta-feira (7), das 9h às 16h, na Galeria Prestes Maia (entrada pelo Vale do Anhangabaú), a 1ª edição do ‘ContrataSP’, programa que tem como objetivo incentivar a inclusão social e profissional de munícipes com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS.

A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). Os interessados em participar devem estar munidos de currículo, RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo médico/técnico ou certificado reabilitação e PIS (se tiver).

Durante a ação, aqueles que são o foco programa poderão obter informações sobre a legislação que lhes assegure vagas no mercado e, efetivamente, conquistá-las. Empresas de diversos setores participarão do programa, como a Coca-Cola, Claro, Amil e Fast Shop.

Para o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, essa iniciativa é mais uma ação de inclusão e de respeito às diferenças. “A SMTE, por meio do CATe, irá aproximar as pessoas com deficiência das vagas nas empresas, intermediando mão de obra para o cumprimento da lei e, acima de tudo, para a valorização do cidadão”.

Ao todo, 531 vagas de emprego estarão disponíveis para profissionais de diversas áreas de atuação, níveis de escolaridade e locais de habitação. Além disso, será possível realizar inscrição para cursos de capacitação, vagas de estágio e aprendiz, e conhecer serviços municipais focados na inclusão. O programa surgiu da dificuldade apontada por diversas empresas para realizar o recrutamento e a seleção de profissionais com deficiência, a fim de cumprir a Lei de Cotas (8.213/91). A iniciativa fará com que cada um exerça seu direito ao trabalho e, consequentemente, aumente a produtividade das empresas.

A ação propiciará o fortalecimento das políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, a aproximação entre contratantes e futuros contratados e ampliará o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho formal. “Mais do que independência financeira e autonomia, o trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência, pois a partir da inserção no mercado de trabalho elas enxergam que são cidadãos plenamente capazes de exercer uma função no ambiente corporativo e na sociedade. Por isso, o respeito à lei de cotas, impulsionado a partir dessa iniciativa, precisa ser praxe em todas as empresas, públicas ou privadas”, defende o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Dentre os parceiros do programa estão: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, Instituto Rumo Inclusão, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) e Catho Online Ltda.