Quarta-feira, 4 de Março de 2020 | Horário: 16:15

Contrata SP - Tem Saída contará com mais de 700 vagas de emprego para mulheres em situação de violência doméstica

Nesta quinta-feira (5), cerca de 20 empresas estarão com equipes de recursos humanos na Casa da Mulher Brasileira, para fazer processo seletivo exclusivo para este público, das 9h às 16h

A Prefeitura de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (5), a 2ª edição do Contrata SP Tem Saída, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com mais de 700 vagas especialmente selecionadas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, o programa de empregabilidade reunirá na Casa da Mulher Brasileira, no Cambuci, cerca de 20 empresas que estarão com equipes de recursos humanos para promover processos seletivos exclusivos para esse público.

Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres, o Programa Tem Saída busca a interrupção do ciclo de violência por meio da autonomia financeira da mulher. “Na primeira edição, em 2019, tivemos resultados muito expressivos com mais de mil atendimentos. Das 303 mulheres que compareceram, 72% foram pré-aprovadas para outras etapas do processo seletivo, muitas delas em mais de uma empresa”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Outro fato relevante foram as 56 novas denúncias contra agressores. Todo o suporte que a Casa da Mulher Brasileira já reúne, com a presença da Defensoria Pública e da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, passou segurança para a mulher ter coragem de iniciar um processo contra o agressor e participar do Tem Saída, iniciando uma nova vida”, complementa.

Entre as mais de 700 vagas de emprego, disponibilizadas para o Contrata SP Tem Saída, há oportunidades em áreas de serviços, comércio, saúde e beleza entre outras. Os salários chegam a R$ 3.246 para quatro vagas de analista de suporte comercial com experiência e nível superior completo.

Na área da beleza são 51 oportunidades em atividades como manicure e pedicure, barbeira, cabeleireira, designer de sobrancelha e podóloga, com ganhos de até 70% por meio de comissão. Será exigido conhecimento na área e há postos abertos em todas as regiões da capital.

Para operadora de telemarketing ativo e receptivo são 300 vagas – salários de até R$ 1.400. Serão exigidos o Ensino Médio completo e, pelo menos, seis meses de experiência na área. Há oportunidades também para candidatas sem experiência e com deficiência.

No segmento de vendas há 300 oportunidades, com salários de até R$ 1.600. A maioria das vagas requer o Ensino Médio completo e conhecimento na atividade.

Para quem busca recolocação no setor de limpeza há 50 postos – salários de até R$ 1.500. A maioria dos empregadores que estará no Contrata SP Tem Saída exige o Ensino Fundamental completo e experiência como auxiliar de limpeza.

Durante o evento as mulheres poderão acessar serviços e orientação disponíveis na Casa da Mulher Brasileira como a formalização de denúncia contra os agressores, por meio da Defensoria Pública. Para auxiliar as candidatas às vagas de emprego, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estará com equipes de selecionadores treinados durante o Contrata SP Tem Saída.

Cursos de Qualificação Profissional

No local, as mulheres também poderão se inscrever em mais de 1.600 vagas de cursos de qualificação profissional abertas em todas as regiões de São Paulo. As oportunidades são em formações como assistente administrativo, cuidadora de idosos, montagem e manutenção de computadores, programação web, corte e costura, penteados, organização e promoção de festas e eventos, entre outros.

O Contrata SP Tem Saída ainda disponibilizará oficinas do Programa Elabora, com dicas sobre comportamento em processos seletivos, como realizar uma entrevista adequada e elaboração de currículo, entre outros. Outro serviço será para quem deseja empreender, mas desconhece os caminhos para iniciar um negócio próprio. Analistas de negócios da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irão avaliar as iniciativas de quem já atua com alguma atividade ou deseja tirar a ideia do papel.

Contrata SP – Tem Saída
Dia: 5 de março – quinta-feira