Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Contra o assédio, campanha "Não é Não" distribui 41.500 tatuagens e adesivos

Adesivos foram distribuídos em ação da Prefeitura durante o carnaval

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, informa que que, ao longo dos quatro dias do Carnaval de Rua 2020, houve um total de 41.500 abordagens com aplicação das tatuagens e adesivos da campanha de sensibilização contra o assédio "Não é Não". Desses, 6.500 adesivos e tatuagens foram aplicados no dia 22, 14.400 no dia 23, 12.600 no dia 24 e 8.000 no dia 25.

Em relação aos atendimentos no Ônibus Lilás da SMDHC, que ficou estacionado na Praça da República, ao lado do prédio da Secretaria da Educação, uma mulher em situação de rua com um bebê foram encaminhados à Casa da Mulher Brasileira, no dia 22 (sábado de carnaval). No dia 23, houve 2 atendimentos no ônibus sem encaminhamentos, apenas com orientações e, no dia 24, não houve atendimento. No dia 25 houve um atendimento no Ônibus Lilás.

Quanto às ações dos Anjos do Carnaval e encaminhamento para as Tendas de Acolhimento, no dia 23 houve 27 atendimentos nas tendas sem encaminhamentos mais graves, apenas de orientação aos foliões. No dia 24, foram 17 atendimentos levados à tenda e intermediados pelos Anjos e, no dia 25, foram 10 atendimentos. Entre os dias 22 e 24 foram distribuídas 90 pulseirinhas de identificação infantil.

A ação feita por meio de parceria com o site Catraca Livre e UGT - Sindicato dos Comerciários, tem como objetivo conscientizar e prevenir o assédio no Carnaval, por meio da sensibilização da população para a temática.

Em outra frente de trabalho, em 4 dias de carnaval, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, distribuiu 7.500 leques e 3.100 adesivos da campanha de sensibilização #RacismoNão! Blackface Não!