Domingo, 2 de Maio de 2021

Conheça mais sobre o Parque Chácara do Jockey

Horário: 00:00
Localizado no Butantã, equipamento municipal possui mais de 143 mil metros quadrados

O Parque Chácara do Jockey, um dos mais jovens de São Paulo, completou o seu quinto aniversário na última sexta-feira (30/04). Localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, o parque possui mais de 143 mil metros quadrados (o equivalente a 20 campos de futebol).

A história do parque começa em 1946, quando a propriedade rural conhecida como Chácara do Ferreira foi adquirida pelo Jockey Club de São Paulo para estabelecer a adequada criação e treinamento de cavalos de corrida. Em outubro de 2014, a Prefeitura tomou posse da Chácara do Jockey, atendendo a uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores da região pela criação de um parque.

O parque é dividido em três núcleos: Núcleo Esportivo, Contemplativo e Cultural das Baias. O Núcleo Esportivo é o setor que possui a administração e o espaço de convivência, área voltada para atividades comunitárias e de celebração.

O equipamento também é utilizado para quem deseja praticar esportes na quadra poliesportiva, campos de futebol, pista de caminhada, equipamentos de ginástica para o uso da melhor idade e a Sede dos Pequeninos do Jockey, voltado para a formação de base de jogadores de futebol. O Skatepark também é perfeito para atletas amadores das modalidades de skate (street e bowl), patins e BMX que buscam se exercitar.

O Núcleo Contemplativo, é um espaço para quem busca realizar caminhadas com passeios de terra batida, ladeados por bancos espalhados pelas margens do lago. Nesse núcleo, encontra-se também o Galpão de Atividades, ao lado do playground, onde são realizadas Oficinas, aulas e ações socioambientais. Mesas e bancos para piquenique, Redondel, Coreto e Cocheiras são espaços onde são realizadas apresentações culturais.

O último núcleo, o Cultural das Baias, é o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura e iniciativas de produção, formação e fruição do saber artístico. Ele fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A Casa de Cultura recebe atividades de coletivos culturais e artistas locais, com espaços para oficinas de criação e salas multiuso.

A flora do Parque Chácara do Jockey apresenta bosques heterogêneos, áreas ajardinadas e gramados. Já sua fauna, conta com 33 espécies registradas, sendo 29 de aves e 4 de borboletas.