Domingo, 21 de Março de 2021 | Horário: 09:35

Conheça as ações preventivas e dos serviços no transporte municipal durante a pandemia

Reforço na higienização e nos serviços on-line estão entre as medidas adotadas

A capital tem realizado uma série de ações com objetivo de tornar o transporte público mais seguro e eficiente durante a pandemia da Covid-19. Além de manter a frota de ônibus, a higienização dos veículos, os serviços digitais e a criação de campanhas educativas sobre o uso correto de máscaras são as principais iniciativas para reduzir o risco de transmissão.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SPTrans, informa que a frota do sistema de transportes está mantida em 93,34% nos bairros mais afastados do centro e em 88,25% em toda a cidade, mesmos níveis das semanas anteriores. Eventuais ajustes poderão ser feitos a partir da variação de passageiros, como de praxe no sistema municipal.

A demanda de passageiros, que foi de 61% na semana anterior ao retorno da Fase Vermelha (2/3) em relação a um dia útil antes da pandemia, caiu para 52% na semana passada e para 47% nesta segunda-feira (15/3), primeiro dia de validade da Fase Emergencial.

Limpeza dos ônibus

A frota de ônibus é limpa e monitorada diariamente e passa por adequações de acordo com a demanda de passageiros. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras para motoristas, cobradores, fiscais, funcionários dos terminais e passageiros. Os terminais gerenciados pela SPTrans também recebem campanhas sobre o uso de máscaras, e as ações educativas se estendem às garagens.

Higienização

Além da limpeza mais pesada já realizada diariamente nas garagens em todos os veículos, a higienização passou a ser feita também entre as viagens, nos terminais, principalmente nos locais onde há contato mais frequente dos passageiros, como balaústres, corrimãos e assentos.

Os motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários de operadoras de ônibus foram orientados a reforçar seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada.

Mensagens sonoras

A SPTrans reforça as mensagens sonoras de prevenção ao Coronavírus nos 31 terminais da cidade. Os ônibus municipais também contam com informativos no Jornal do Ônibus com dicas sobre prevenção ao vírus.

Monitoramento

A SPTrans monitora diariamente a operação dos ônibus e acompanha a movimentação dos passageiros para fazer as adequações que forem necessárias. Nos 31 terminais, foram pintadas faixas amarelas com o objetivo de manter o distanciamento de um metro entre os usuários.

Além disso, a SPTrans criou o atendimento digital de serviços do Bilhete Único, como:
- site para atendimento e serviços on-line sobre o Bilhete Único: sptrans.com.br/atendimento;
- Atendimento sobre o Bilhete Único da Pessoa Idosa por meio do atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento;
- Atendimento sobre o Bilhete Único na página da SPTrans no Facebook, através de um chatbot;
Interações com usuários e publicações de informações em todas as redes sociais da SPTrans.

Acesse para saber mais: sptrans.com.br/covid-19/.