Quinta-feira, 19 de Julho de 2018 | Horário: 17:28

Conheça a sede da Prefeitura de São Paulo

Visitas monitoradas acontecem de segunda a sábado em três horários diferentes
1557003-Edifício Matarazzo

O Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, na região central, está aberto para visitas monitoradas.  Os passeios são gratuitos e acontecem de segunda a sábado, sempre às 10h30, 14h30 e 16h30. Para participar, os interessados devem se inscrever no balcão do próprio edifício, localizado no Viaduto do Chá, com uma hora a até 15 minutos de antecedência, basta apresentar um documento original, oficial e com foto.

As visitas têm duração prevista de uma hora e são formadas por grupos de até dez pessoas, sempre acompanhados por um funcionário da SPTuris, que conta as histórias e curiosidades sobre o edifício.

O passeio se inicia em frente ao prédio, no próprio Viaduto do Chá, onde os visitantes recebem informações sobre a história do edifício e sua arquitetura. Em seguida, o grupo é levado ao hall de entrada, onde fica um enorme mapa do Brasil, do ano de 1939. Por fim, a visita é encerrada no jardim, localizado na cobertura do prédio, onde há 3 mirantes e mais de 400 espécies vegetais de todas as partes do mundo. Dos mirantes, é possível ver alguns pontos turísticos bem conhecidos em São Paulo, como os edifícios Copan, Altino Arantes (Banespa) e o Theatro Municipal.

História
Localizado no Vale do Anhangabaú junto ao Viaduto do Chá, o Edifício Matarazzo é um dos cartões-postais da cidade e sede administrativa da Prefeitura Municipal desde 2004.

O prédio possui um estilo que lembra construções italianas da década de 30 e foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini. A construção foi entregue ao proprietário, Francisco Matarazzo Júnior, e funcionou como sede das indústrias da família até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi.

Também conhecido como “Banespinha”por ter sido uma das sedes do Banco do Estado de São Paulo até 2003 ou Palácio do Anhangabaú, o edifício foi cedido à Prefeitura depois de uma renegociação da dívida da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, em 2004, quando passou a abrigar a sede da administração municipal.

Orientações para a visita
- A visitação tem duração prevista de uma hora;
- É permitido fotografar os ambientes visitados;
- Não é permitido fumar, comer ou beber nas dependências do edifício;
- Evitar carregar bolsas, sacolas e mochilas durante a visitação. Preferencialmente portar o mínimo possível de objetos pessoais;
- A entrada de animais não é permitida, somente cães-guias que estejam acompanhando pessoas com deficiências visuais;
- Não será permitido inserir-se no grupo de visita após ela ser iniciada;
- Não será permitido abandonar a visita antes que esteja finalizada;
- Em caso de chuva e/ou manifestação pública, a visita poderá ser cancelada.

Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro