Quarta-feira, 13 de Maio de 2020

Congestionamentos são reduzidos com novo rodízio

Na manhã desta quarta-feira (13/5), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou índice de congestionamento abaixo do apresentado na quarta-feira passada (6/5), segundo a CET

A Prefeitura adotou o rodízio de placas ímpares e pares para garantir o aumento do índice de isolamento e, assim, diminuir o risco de infecção pelo coronavírus entre a população paulistana. Os trabalhadores dos serviços essenciais estão isentos do rodízio. É importante ressaltar que, quem puder, deve ficar em casa e cumprir a quarentena.

Na manhã desta quarta-feira (13/5), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou índice de congestionamento abaixo do apresentado na quarta-feira passada (6/5). Os picos de congestionamento foram de 1 km, às 7h30 e às 9h. Nos demais horários, não houve registro de nenhum quilômetro de congestionamento. Na semana passada, com congestionamentos mais constantes no decorrer da manhã, o pico de congestionamento no início do dia foi de 5 km, entre 10h e 10h30.

A mesma tendência pode ser observada caso sejam analisados os quilômetros de lentidão. Nesta quarta-feira, as lentidões foram menos constantes do que na quarta-feira passada. O pico desta manhã (13/5) foi de 4 km, às 8h. Na semana passada, no mesmo horário, foram registrados 6 km.

Tanto os picos de congestionamento quanto os de lentidão, na quarta-feira passada (6/5), foram maiores no período noturno. Às 19h foram registrados 24 km de congestionamento e, às 18h30, 52 km de lentidão.

Transporte público

A Prefeitura, por meio da SPTrans, registra uma média diária de 9 milhões de viagens no sistema municipal de ônibus da capital. Ou seja, uma média de 4,5 milhões de passageiros, considerando a ida e volta.

Na terça-feira (12/05), foram cerca de 1,57 milhão de passageiros, o que representa 35% da média em dias normais. Na semana passada, foi registrada uma média diária de 1,44 milhão de passageiros. Portanto, ontem houve um acréscimo de cerca de 135 mil usuários no sistema de transporte em relação ao que estava ocorrendo antes do início do rodízio. Vale ressaltar que no primeiro dia de rodízio (11/05), o aumento em relação à segunda-feira anterior (04/05) chegou a 270 mil pessoas.

A frota atual se mantém em 8.394 veículos, o que representa 65% dos coletivos usados em dias normais antes da pandemia.