Sexta-feira, 15 de Junho de 2018 | Horário: 17:04

Confirmada a morte de três macacos por febre amarela, em maio, na capital

Óbitos de dois saguis e um bugio demonstram que vírus da doença ainda está em circulação no município; campanha de vacinação se encerra em 30 de junho

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), confirmou o vírus da febre amarela como causador da morte de dois saguis e um bugio no mês de maio no município de São Paulo. Os macacos foram localizados em São Domingos, Cangaíba e Parelheiros. Com isso, a capital paulista soma 159 epizootia (óbitos de primatas não-humanos) causados pela doença desde outubro do ano passado.

As novas confirmações são um alerta de que o vírus continua em circulação no município, apesar da queda no número de casos positivos da doença nos últimos meses.

Além das epizootia, a capital paulista soma 14 casos autóctones em humanos (contraídos na cidade de origem), dos quais sete evoluíram para óbito. Outros 106 casos importados foram registrados na capital em 2018.

“A confirmação das novas epizootia nesta época reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal na cidade, já que a tendência é que a circulação diminua nos meses mais frios. Por isso, é imprescindível que quem ainda não se vacinou procure nossas unidades para estar protegido quando chegar o verão, época de maior atividade dos mosquitos transmissores", destaca o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara.

A campanha de imunização contra a febre amarela começou no município em outubro do ano passado e imunizou 6,6 milhões de moradores até a última quarta-feira (13), o que representa cobertura de 56,8%, percentual bem abaixo da meta de 95%. A vacina está disponível em todos os postos da capital até 30 de junho e, para receber a dose, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

Vacinação no Parque Villa Lobos
Além de disponibilizar a dose nas unidades de saúde, a SMS tem adotado estratégias para elevar a cobertura vacinal, como a que acontecerá neste sábado (16) no Parque Villa Lobos, na região de Pinheiros, zona Oeste. Um posto volante funcionará no local das 9h às 16h para aplicação da vacina contra febre amarela e a que protege contra a gripe.

A ação foi organizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto de Pinheiros em parceria com a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Lapa/Pinheiros, a Divisão Regional de Vigilância em Saúde (DRVS) Oeste e Covisa.

As duas vacinas também estarão disponível nos postos da SMS que abrirão neste sábado. Confira a lista completa lista está disponível neste link:

É importante ressaltar que assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que transmitem a febre amarela silvestre. Quando eles são infectados e chegam a morrer, servem como indicativo da circulação do vírus no local. O ser humano é contaminado acidentalmente, quando vai para áreas rurais ou silvestres que tem a circulação do vírus. Portanto, os vilões da doença ainda são os mosquitos, que transmitem diversas doenças, não os macacos. Leia mais informações

Serviço:
Vacinação contra a febre amarela e influenza no Parque Villa Lobos
Data: sábado (16), das 9h às 16h
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros -  esplanada, em frente à portaria principal