Terça-feira, 28 de Julho de 2020 | Horário: 11:41

Confira o movimento de segunda-feira nos parques reabertos

Nos 70 parques municipais já reabertos pela Prefeitura, foram 42.469 visitantes nesta segunda (27).

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), registrou nesta segunda-feira, dia 27 de julho, a presença de 42.469 visitantes nos 70 parques municipais já reabertos (dados fechados às 16 horas), na terceira semana de reabertura, que aconteceu no dia 13 de julho.

Confira os números da segunda-feira:

5 mais visitados:
Ibirapuera – 15.250
Carmo – 4.567
Aclimação – 3.779
Independência – 2.290
Luz – 1.426

Menos visitado:
Sena – 28

Parques Naturais:
Natural Fazenda do Carmo – 19

Total de frequentadores:
Número fechado as 16h – 42.469

Números totais por semana (comparativo):
Total semana 13 a 17/07: 128.114
Total semana 20 a 24/07: 206.280
Total semana 27 a 31/07: 42.469 (acumulado apenas 1 dia)

Reabertura dos parques

No dia 13 de julho foram reabertos 70 dos 108 parques municipais (59 urbanos, cinco naturais e seis áreas de preservação), com medidas de restrição e horário reduzido. Todos os locais esavam fechados ao público em decorrência da pandemia de covid-19.

Para os locais atendidos nesta etapa, os horários de funcionamento são diferenciados: de segunda-feira a sexta-feira. Os parques Ibirapuera, Carmo, Aclimação e Independência têm horários das 6h às 16h e os demais parques das 10h às 16h. Também foram reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana. Aos fins de semana, todos permanecem fechados, para evitar aglomerações.

Atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estão liberadas, respeitando o uso de máscara e o distanciamento social. Práticas que promovem aglomeração, como eventos e esportes coletivos, estão temporariamente suspensas. Nesta etapa, os parquinhos e equipamentos de ginástica também estão restritos. Os sanitários permanecem abertos.

Há restrição no número de portões de acesso, sinalização de piso em áreas que promovam fila para o cumprimento do distanciamento social e reorganização das áreas de consumo de alimentos das lanchonetes, conforme protocolos setoriais.

Além do uso obrigatório de máscaras, há disponibilização de álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (nos parques Ibirapuera e Carmo), sabão líquido. Os que contam com áreas gramadas, como o Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, há projeto de marcação (círculos desenhados no chão) para que o distanciamento social seja cumprido.