Notícia na íntegra

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018

Confira o funcionamento dos serviços municipais durante jogos do Brasil na Copa

Horário: 00:00
Horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018

Atualizada em 02/07/2018 às 20h30

Um decreto assinado pelo prefeito Bruno Covas e publicado no Diário Oficial deste sábado (9) estabelece como será o expediente dos órgãos e entidades da administração pública municipal direta, das autarquias e das fundações nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 (veja tabela abaixo).

As horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018. Não poderá ocorrer a suspensão do expediente nas unidades cujas atividades de atendimento ao público não possam ser interrompidas, como hospitais e prontos-socorros, por exemplo.

 

Data

Dia da semana

Horário do Jogo

Expediente Suspenso

Primeira

Fase

22 de junho

sexta-feira

09h

até as 13h

27 de junho

quarta-feira

15h

a partir das 13h

Oitavas

de final

02 de julho
ou

03 de julho

segunda-feira

ou

terça-feira

 

11h

 

até as 15h

Quartas

de final

06 de julho

sexta-feira

15h

a partir das 13h

Semifinal

10 de julho

ou

11 de julho

terça-feira

ou

quarta-feira

 

15h

 

a partir das 13h

 Confira como será o funcionamento nos dias de jogos do Brasil:

Saúde
Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionarão o dia todo, ininterruptamente.  As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e vão funcionar normalmente nos dias de jogos. As AMA/UBS Integradas também funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

As AMAs Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) se enquadram no esquema de meio expediente, conforme tabela.

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste funcionarão normalmente.

Educação
A organização proposta pela Secretaria Municipal de Educação possibilita que cada escola defina seu funcionamento em dias de jogos da Seleção Brasileira. Em caso de suspensão das aulas, estas deverão ser repostas em um calendário a ser informado às famílias.

Assistência Social
Todos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social funcionam normalmente nos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. Nos horários das partidas, devem ser realizadas atividades voltadas à festividade do evento.

Prefeituras Regionais
Funcionarão de acordo com os horários estabelecidos na tabela acima.

Feiras livres, mercados municipais e sacolões
As feiras livres, os sacolões e mercados municipais funcionarão normalmente. Já as 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) seguirão o mesmo horário de funcionamento das Prefeituras Regionais.

Esportes e Lazer
O expediente estará suspenso conforme determina o decreto. Na sexta-feira (22), dia do segundo jogo do Brasil na Copa, por exemplo, os clubes da SEME estarão de portões fechados até as 13h. O mesmo vale para os casos em que a suspensão ocorre a partir das 13h ou até as 15h. As empresas terceirizadas (vigilância, limpeza, tratamento de piscinas e onde houver monitoramento aquático) trabalharão normalmente, conforme o contrato.

Verde e Meio Ambiente
Os equipamentos sob responsabilidade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) como o Viveiro Manequinho Lopes e a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) seguirão os horários da tabela.

- Os Planetários do Carmo e Ibirapuera funcionam da seguinte maneiral:

06/07 (sexta) – expediente até as 13hs

Os parques municipais, também sob responsabilidade da SVMA, funcionarão normalmente nos dias de jogos da Copa.

- O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), com sede no Parque Anhanguera e a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre ou Divisão de Fauna (DEPAVE-3), localizado no Parque Ibirapuera, por sua vez, terão seu funcionamento modificado no dia 06 de julho, desta forma:

06/07 (sexta-feira) – Neste dia, a Divisão de Fauna mantém recebimento e plantão telefônico funcionando normalmente. No CeMaCAS o funcionamento também é normal, com funcionários em rodízio.

Direitos Humanos e Cidadania

O funcionamento dos equipamentos da Coordenação de Políticas para as Mulheres vai seguir a tabela. Nos Centros de Cidadania LGBTI, não haverá alteração no horário de funcionamento.

CET
Desde segunda-feira (11), houve mudanças nas regras de estacionamento de vias nos bairros Vila Madalena e Pinheiros. A maior parte das alterações será temporária e válida somente para o período da Copa do Mundo na Rússia.

Os veículos ficarão proibidos de estacionar em período integral nos seguintes trechos das vias:

- Ruas Wisard e Inácio Pereira da Rocha, entre as ruas Girassol e Morato Coelho;
- Ruas Girassol, Fidalga, Fradique Coutinho e Morato Coelho, entre as ruas Inácio Pereira da Rocha  Wisard; 
- Rua Aspicuelta, em toda extensão;
- Avenida Faria Lima, próximo ao Largo da Batata.

Também houve ajustes na política de estacionamento das ruas Purpurina e Rodésia, na Vila Madalena. Com o objetivo de facilitar a acessibilidade local e o transporte público, os veículos não podem estacionar em toda extensão dessas vias de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h.

Não estão previstos bloqueios nos dias de jogos. No entanto, em caso de necessidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego poderá colocar em prática um plano operacional de contingência para monitoramento do trânsito.

Transporte
De acordo com a SPTrans, no dia 06 (sexta-feira) os postos de venda e lojas de rua e atendimento nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente. Já nos postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais, o atendimento será até as 13h.

Operação dos ônibus
A SPTrans informa que, durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo em dias úteis, as linhas de ônibus serão monitoradas em tempo real e a oscilação da frota durante os horários de pico deve se adequar à demanda apresentada.

Para mais informações ligue 156 ou acesse http://sptrans.com.br/

Transporte público e Sistema Viário
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) seguirá as determinações do Decreto nº 58.267, de 08 de junho de 2018, que estabelece o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

Já o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) manterá 50% das atividades operacionais nos pontos de atendimento aos munícipes dos departamentos DSV Protocolo Geral, DSV.AE (Cartão do Idoso e Cartão Defis), DSV.AJ (Jurídico) e GSU (Multas), também em atendimento ao referido decreto.

Inovação e Tecnologia
O Descomplica SP, programa inspirado no Poupatempo implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, a rede de 133 Telecentros e as 12 unidades dos laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP, equipamentos públicos coordenados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, obedecerão o estabelecido pelo Decreto 58.267, da Prefeitura de São Paulo.

As únicas exceções ficarão por conta das unidades Fab Lab Livre SP do Centro Cultural da Juventude e da Casa da Memória de Itaquera, que estarão abertas e transmitirão os jogos ao público por meio de telões. Quando os jogos ocorrerem nos finais de semana, dias em que esses equipamentos normalmente não funcionam, todos eles permanecerão fechados.

Para ter acesso  à localização e ao horário do expediente de cada uma das 12 unidades FabLab, rede de laboratórios públicos de fabricação digital que permite o desenvolvimento e a construção de projetos de forma colaborativa e o compartilhamento do conhecimento e o acesso às novas tecnologias, basta acessar o link www.fablablivresp.art.br/onde-tem.

A listagem dos 133 Telecentros, unidades do primeiro programa de inclusão digital da cidade de São Paulo, pode ser encontrada no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/inclusao_digital/index.php?p=246630

Cultura
O quinto jogo do Brasil, nesta sexta-feira (6), muda o horário de funcionamento de alguns equipamentos e serviços desta área. Confira:

Arquivo Histórico Municipal – fechado a partir das 13h
Beco do Pinto - aberto até as 13h
Biblioteca Mario de Andrade - aberta das 8h às 13h
Bibliotecas de bairro - abertas até as 13h
Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal – abertas até as 13h
Bosques de Leitura - fechados
Capela do Morumbi – aberta até as 13h
Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) - aberta até as 13h
Casa de Cultura Brasilândia - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura Butantã - aberta o dia todo
Casa de Cultura Campo Limpo (Nathalia Rosemburg) - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura Da Vila Guilherme (Casarão) - aberta o dia todo
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) - aberta o dia todo
Casa de Cultura Guaianases - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes) (Espaço Cultural Casa da Fazenda) - aberta das 9h às 21h
Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) - aberta o dia todo
Casa de Cultura Itaim Paulista - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas - Parque Raul Seixas) - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura M’ Boi Mirim - aberta o dia todo
Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Julio Guerra Casa Amarela - fechada para reforma
Casa de Cultura São Mateus - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura São Miguel Paulista ( Antonio Marcos) - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura São Rafael - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura Tremembé - aberta das 8h às 13h
Casa de Cultura do Ipiranga ( Chico Science) - aberta das 8h às 13h
Casa do Bandeirante – aberta até as 13h
Casa do Grito – aberta até as 13h
Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) - aberta até as 13h
Casa do Tatuapé – aberta até as 13h
Casa Modernista - aberta até as 13h
Centro Cultural São Paulo - aberto até as 13h
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - aberto
Centro Cultural da Penha - aberto das 9h às 13h e reabre às 17h
Centro Cultural de Vila Formosa - fechado
Centro Cultural do Grajaú ( Palhaço Carequinha) - aberto
Centro Cultural do Jabaquara - aberto até as 13h
Centro Cultural Olido - aberto
Centro Cultural Santo Amaro - aberto
Centro Cultural Tendal Da Lapa - aberto das 9h às 13h e reabre às 17h
Centro Da Memória do Circo - aberto
Centro De Formação de Cidade Tiradentes - aberto das 9h às 13h e reabre às 17h
Chácara Lane - aberta até as 13h
Escola Municipal de Bailado - fechada
Escola Municipal de Iniciação Artística - fechada
Escola Municipal de Música - fechada
Fundação Teatro Municipal / Praça das Artes - verificar programação no site www.theatromunicipal.org.br
Hemeroteca - atendimento mediante agendamento
Monumento à Independência (Capela Imperial) - aberto até as 13h
Oca (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) - aberto até as 13h
Pavilhão das Culturas Brasileiras – fechado para restauro
Polo Cultural e Criativo Vila Itororó - fechado
Ponto de Leitura Piqueri - fechado
Sítio da Ressaca - aberto até as 13h
Sitio Morrinhos - aberto até as 13h
Solar da Marquesa de Santos - aberto até as 13h
Teatro Alfredo Mesquita - aberto após as 17h
Teatro Artur Azevedo - aberto após as 17h
Teatro Cacilda Becker - aberto após as 17h
Teatro Décio de Almeida Prado - fechado
Teatro Flávio Império - aberto
Teatro João Caetano - aberto após as 17h
Teatro Paulo Eiró - aberto após as 17h

SERVIÇOS FUNCIONAMENTO

Hospitais, pronto-socorros, unidades de

pronto-atendimento (UPA) e AMAs 24 Horas

Funcionam o dia todo

sem interrupção

AMAs tradicionais e AMA/UBS Integradas

Funcionam normalmente

das 7h às 19h

AMAs Especialidades, UBSs Integrais, Unidades da Rede Hora Certa, Ambulatórios de Especialidades e UBS

Seguem o decreto

Hospitais veterinários

Funcionam normalmente

Educação

Cada escola define se haverá interrupção

Serviços de assistência social

Funcionam normalmente

Prefeituras Regionais Seguem o decreto
Feiras livres, mercados municipais e sacolões Funcionam normalmente
Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) Segue o decreto
Clubes da Secretaria de Esportes e Lazer Seguem o decreto
Parques Municipais Funcionam normalmente
Centros de Cidadania LGBTI Funcionam normalmente
Postos de venda da SPTrans e Lojas de Rua Funcionam normalmente
Operação dos ônibus Será adequada à demanda
Departamento de Transportes Públicos (DTP) Segue o decreto
Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV)

Manterá 50% das atividades operacionais nos horários definidos pelo decreto

Descomplica SP, Telecentros e Fab Lab Livre SP

Seguem o decreto

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn