Notícia na íntegra

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019

Confira o funcionamento dos serviços municipais durante as festas de fim de ano

Horário: 00:00
Alguns serviços prestados à população nas repartições públicas terão esquema especial de atendimento

Os serviços municipais operam em um esquema especial em função das festas de fim de ano. O RODÍZIO MUNICIPAL para veículos estará suspenso para veículos de passeio (automóveis) no período entre 23/12 e 13/01. Vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). Clique aqui e leia mais informações a respeito do trânsito

Veja abaixo informações sobre os serviços municipais:

ABASTECIMENTO
Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de atendimento alterado em função das festas de fim de ano. Clique aqui e confira o funcionamento das unidades.

CENTRAL DE LIBRAS
A Central de Intermediação em Libras terá atendimento online 24hs sem interrupções, todos os dias pelo aplicativo. Já os Pontos de Atendimento ao Público (PAPs) seguem a agenda de cada equipamento público.

CENTROS ESPORTIVOS
Os Centros Esportivos da Prefeitura de São Paulo terão funcionamento normal nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro o esquema será de plantão, com o trabalho das equipes de vigilância, limpeza, monitoramento aquático e manutenção de áreas verdes.

Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro os Centros Esportivos estarão fechados, mas a partir de 2 de janeiro o funcionamento volta ao normal.

Clique aqui e confira os endereços das unidades.

CULTURA
Clique aqui e confira os horários de atendimento dos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

DESCOMPLICA SP
As unidades Descomplica SP não irão atender nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. No restante dos dias funcionam normalmente, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

ECOPONTOS
Nos dias 25/12 e 01/01, as unidades funcionam em esquema de feriado, com atendimento das 6h às 18h. Já nos dias 24 e 31, o atendimento será até as 20h.

Nos demais dias, o equipamento funciona de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos, das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços

EDUCAÇÃO
Na Secretaria Municipal de Educação as Unidades Educacionais e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) permanecem fechados durante o período de Natal (dias 24 e 25) e Ano Novo (dias 31 e 1º). Consulte os endereços e a programação de cada CEU 

ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Equipamentos de Assistência Social da Rede Direta: SAS, CRAS, CREAS, Centros POP e NPJ – Fins de semana, vésperas (natal e ano novo) e feriados – Fechados.

- Serviços conveniados da Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade: CCA, CJ, CEDESP, NCI, NAISPD, Centro Dia e outros – Fins de semana, vésperas (natal e ano novo) e feriados – Fechados. Outros dias úteis alguns serviços que aderiram às férias coletivas estarão fechados.

- Serviços conveniados da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: SAICAs, Centros de Acolhida, CPAS, Núcleos de convivência Pop Rua – Abertos todos os dias.


FAB LAB LIVRE SP 
Os laboratórios que estarão abertos nas semanas do Natal (26, 27 e 28 de dezembro) e Ano Novo (2, 3 e 4 de janeiro), em horário normal, fechando apenas nos dias 23, 24 e 25 de dezembro e 30, 31 e 1 de janeiro:

CEU Heliópolis
CEU 3 Pontes
CEU Anhanguera
Parque Chácara do Jockey
São Joaquim
Casa da Memória de Itaquera

Unidades que fechadas do dia 22/12 ao dia 05/01, reabrindo no dia 06/01:
Centro Cultural da Penha
Centro Cultura da Juventude
CFCCT (Tiradentes)
Centro Cultura São Paulo
Galeria Olido
Vila Itororó

Acompanhe a programação completa

HOSPITAIS VETERINÁRIOS
Os Hospitais Veterinários, Zona Leste e Zona Norte, não abrirão no Natal, 25 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2020, feriado do ano novo.

Nos dias 24 e 31 de dezembro (véspera de Natal e ano novo) o Hospital Veterinário da Zona Leste abrirá para atendimento de plantão das 7h às 12h. Nos demais dias, as duas unidades funcionarão normalmente, a partir das 5h45. Consulte os endereços das unidades.

PLANETÁRIOS
Planetário do Ibirapuera: Aberto somente aos sábados e domingos
Planetário do Carmo: Aberto somente aos sábados e domingos

POSTO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA DA FAZENDA
O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF), localizado na Praça do Patriarca, nº 69, estará fechado nos dias 24, 25, 31 de janeiro e 1º de janeiro. Nos demais dias o atendimento será normal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 As declarações que necessitam ser efetuadas até o final de 2019 para a garantia de determinados direitos e benefícios fiscais. Entre eles, isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para aposentados que atendem aos requisitos legais (veja detalhes aqui) .

Clique aqui e confira as principais declarações e seus prazos

PRAÇAS DE ATENDIMENTO DAS SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento das subprefeituras estarão fechadas nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 1º/01.

RUAS ABERTAS
O Programa Ruas Abertas terá funcionamento normal no domingo, 29 de dezembro. A Avenida Paulista ficará aberta para o público das 10h às 18h. Já a Avenida Sumaré é ativada das 7h às 14h. No dia 1º de janeiro de 2020, feriado, a Paulista será fechada para os carros entre 10h e 18h.

O Programa Municipal Ruas Abertas tem como objetivo a ocupação dos espaços públicos com vias, em diferentes regiões da cidade, abertas aos domingos e feriados. Nelas, são permitidas manifestações artísticas, culturais e esportivas. Durante esse horário, as ruas são interditadas para o trânsito de automóveis e liberadas para os moradores das imediações.

RUAS ABERTAS/PAULISTA E FUVEST: No dia 5 de janeiro de 2020, a Avenida Paulista, que integra o Programa Ruas Abertas, ficará livre para carros e ônibus até às 13h, por causa do vestibular da Fuvest. A partir das 13h, a Paulista será aberta para a população.

RUAS DE LAZER: As Ruas de Lazer estão localizadas em ruas de bairro, com pouca movimentação e tem a gestão feita pelos próprios moradores da rua. Serão ativadas normalmente aos domingos.


SPTRANS
A circulação dos ônibus nos feriados de Natal e Ano Novo será de 43% da frota operacional em relação aos dias úteis. Nos dias 30 e 31 de dezembro, antevéspera e véspera de Ano Novo a frota será de 66% em relação aos dias úteis. Já nos dias 23 e 24 de dezembro, que antecedem o Natal, o atendimento será normal, com 100% da frota dos dias úteis em operação.

Clique aqui e confira as informações dos equipamentos gerenciados pela SPTrans 

SAÚDE
Clique aqui  e confira o funcionamento da rede de equipamentos de saúde do município.


TEIA (COWORKINGS)
Durante as últimas semanas de dezembro de 2019 e a primeira semana de janeiro de 2020, as unidades do Teia, coworking da Prefeitura de São Paulo, terão o funcionamento alterado devido às comemorações de Natal e Réveillon. Os espaços, administrados pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, oferecem infraestrutura e qualificação gratuitas para empreendedores da capital desenvolverem seus negócios. Clique aqui e saiba mais

TELECENTROS
Os equipamentos de inclusão digital vinculados ao programa Telecentros estarão fechados no dia 22/12 ao dia 01/01, reabrindo no dia 02/01:
Telecentro Acessa Criança Feliz
Telecentro São Joaquim

Unidades fechadas do dia 22/12 ao dia 25/12, reabrindo no dia 26/12 e fechadas do dia 29/12 ao dia 01/01, reabrindo no dia 02/01:
Telecentro ACEDEM I
Telecentro ACEDEM III

Unidades fechadas do dia 22/12 ao dia 05/01, reabrindo no dia 06/01:
Telecentro Biblioteca Afonso Schmidt
Telecentro Biblioteca Álvares de Azevedo
Telecentro Biblioteca Amadeu Amaral
Telecentro Biblioteca Castro Alves
Telecentro Biblioteca Érico Veríssimo
Telecentro Biblioteca Gilberto Freyre
Telecentro Biblioteca Helena Silveira
Telecentro Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Telecentro Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Telecentro Biblioteca Malba Tahan
Telecentro Biblioteca Nuto Sant’Anna
Telecentro Biblioteca Padre José de Anchieta
Telecentro Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Telecentro Biblioteca Paulo Setúbal
Telecentro Biblioteca Pedro Nava
Telecentro Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Telecentro Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Telecentro Biblioteca Ricardo Ramos
Telecentro Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Telecentro Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Telecentro Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
DigiLab Biblioteca Affonso Taunay
DigiLab Biblioteca Monteiro Lobato
Telecentro APAE
Telecentro Bezerra de Menezes

Unidades em CEUs e Centro Formação Cultural Cidade Tiradentes: abertos em horário normal em ambas as semanas, fechando apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Confira os horários de funcionamento

TRABALHO
As 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo  (CATe) não prestarão serviços nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, devido às comemorações de fim de ano. 

Todas as oficinas do Programa Elabora que acontecem às quartas-feiras, em 15 unidades do Cate, estarão suspensas nas próximas duas semanas e no mês de janeiro.

Clique aqui e saiba mais informações sobre os equipamentos de Trabalho e Empreendedorismo.

TRÂNSITO
Nos dias 24, 25 e 31/12 de 2019, e 1º/01/2020, está suspensa a fiscalização de estacionamento rotativo Zona Azul nos bolsões internos e vias no entorno do Parque Ibirapuera. Nos demais locais da cidade, vale a sinalização de regulamentação vigente.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156 ou acesse Portal 156. Atende 24 horas por dia.

A CET suspendeu a operação de montagem das faixas reversíveis na cidade de São Paulo a partir de segunda-feira (23). A medida será adotada por conta da previsão de baixo fluxo de veículos na malha viária da cidade no período de festas de fim de ano. As Faixas Reversíveis irão retornar gradativamente a partir de 06/01/2020. Saiba mais

Acompanhe outras informações sobre o trânsito na capital e Zona Azul

OPERAÇÃO ESTRADA
Com o objetivo de garantir a segurança dos pedestres e a fluidez no trânsito, em razão do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias, a Operação Estrada será implantada a partir desta sexta-feira (20) até quinta-feira (2), 

Clique aqui e confira as informações da CET.

VERDE E MEIO AMBIENTE
No final do ano, os parques da Prefeitura Municipal de São Paulo, administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), sofrerão alteração de horário, exceto o Parque do Carmo.

O Parque Ibirapuera, nos dias 24 de 31 de dezembro, abre às 5h e fecha às 16h, e nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, abre às 5h e fecha às 20h.

Os demais parques, nos dias 24 e 31, abrem em horário normal, mas terão fechamento duas horas antes. Dia 25 e 1, abrem duas horas depois. 

Cique aqui e consulte os endereços e horários de funcionamento dos parques urbanos da capital


Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres
Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), que fica dentro do Parque Anhanguera, estará aberto nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, das 8h às 12h. Nos demais dias o atendimento será normal de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h. (Plantão telefônico: 3885-6669 e 3918-7192, das 8h às 16h, todos os dias)

No Parque Ibirapuera, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária estará fechada nos dias 24, 25, 30 de dezembro, 1, 2 e 3 de janeiro.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn