Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2022

Saúde promove ações de vacinação contra raiva até o dia 9 na capital

A imunização de cães e gatos acontece em áreas públicas de todas as regiões da cidade e complementam atendimento nos locais fixos

A Secretaria Municipal da Saúde promove de hoje (1º) ao dia 9 ações estratégicas de vacinação de cães e gatos, A imunização é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente. Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.

Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA). Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Na cidade de São Paulo, no entanto, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 16 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente. Você pode consultar a relação dos postos aqui

Confira a agenda das ações estratégicas de vacinação de 1º a 9 de dezembro

Zona leste

Dia 01, das 9h às 12h – Itaim Paulista – Georgina Diniz Braghiroli X Flamingo