Notícia na íntegra

Terça-feira, 4 de Agosto de 2020 | Horário: 14:48

Confira a programação da Biblioteca Mário de Andrade

Saiba quais serão as lives apresentadas até o fim do mês de agosto

Números de dança, música, teatro e poesia fazem parte da  programação de lives da Biblioteca Mário de Andrade, que serão realizadas a patir desta terça-feira (4) e até dia 31. Conheça a grade de atrações:

SLAM NA MÁRIO: ROBERTA ESTRELA D’ALVA CONVIDA
Eveline Sin, Kika Sena e Luz Ribeiro

Às 19h de hoje, a atriz-MC, diretora teatral, compositora e slammer Roberta Estrela D’Alva inaugura a programação de slams on-line da Mário, com um vídeo-performance seu e de mais três artistas. Roberta convida Eveline Sin, artista visual e poeta potiguar, autora dos livros “Fevereiro”, “Capim Santo - Eveline Sin Até Aqui”, entre outros; Kika Sena, poeta e performer alagoana, autora de "Periférica", "Marítima" e da zine “Subterrânea”; e Luz Ribeiro, poeta e slammer paulistana, autora dos livros “Eterno Contínuo” , “Espanca” e “Estanca”, e semi finalista da "Coupe du Monde de Slam de Poésie" (FRA - 2017).

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 03 de agosto, segunda, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

LITERATURA NA MÁRIO: MÚLTIPLO MACHADO DE ASSIS
Hélio de Seixas Guimarães responde a Schneider Carpeggiani

Nesta terça-feira (5), às 19h, o crítico, professor e editor da revista eletrônica “Machado em linha” vem à Mário para uma conversa sobre seu trabalho mais recente “Escritor por Escritor - Machado de Assis pelos seus pares”, realizado em co-autoria com Ieda Lebensztayn. A obra, dividida em dois tomos e publicada pela Imprensa Oficial, reúne as visões de autores e intelectuais contemporâneos e posteriores a ele, como Mário de Andrade e Lima Barreto. É resultado de uma pesquisa vasta realizada em instituições públicas, como a Biblioteca Nacional, a Casa de Ruy Barbosa e o Instituto de Estudos Brasileiros-IEB. Quem conversa e faz perguntas ao especialista é o escritor e editor do Suplemento Pernambuco Schneider Carpeggiani.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 05 de agosto, quarta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

DIÁLOGOS NA MÁRIO: MATERNIDADE E PANDEMIA
com Helen Ramos e Livia Piccolo

A maternidade e a pandemia é o tema de mais um dos vídeos do ciclo “Diálogos na Mário” no dia 7, às 19h. Estão na conversa a atriz, diretora e roteirista Helen “Hel Mother” Ramos e a dramaturga, roteirista e redatora Livia Piccolo, autora da peça “A filha da mãe”, que vão compartilhar suas experiências e reflexões sobre ser mãe em tempos de grandes desafios e incertezas. Livia e Helen fazem da maternidade tema recorrente em seus trabalhos, desfazendo mitos e clichês sobre ser mãe hoje.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 07 de agosto, sexta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

TEATRO NA MÁRIO: NILDA MARIA LÊ ADÉLIA PRADO
com Nilda Maria

Os versos de Adélia Prado estão no centro do palco da Mário no próximo dia 10, às 19h. A atriz gaúcha Nilda Maria inaugura a programação de teatro do mês com a leitura de poemas selecionados da escritora mineira, nascida no mesmo ano em que a intérprete. Nesta apresentação, Nilda Maria, que em São Paulo trabalhou com a Cia. Cacilda Becker e com o Teatro Ruth Escobar, de Jean Genet, utiliza dados de verbete do “Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras”, de Nelly Novaes Coelho.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 10 de agosto, segunda, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

DANÇA NA MÁRIO: UMA HISTÓRIA DO HIP HOP NO BRASIL
com Nelson Triunfo

Nelson Triunfo dá um depoimento sobre sua história no hip hop em 11 de agosto, às 19h, o Dia Nacional do Hip Hop. Conhecido como “pai do hip-hop”, “Homem-Árvore”, “Nelsão” e “Nelsinho”, o dançarino e ativista social de múltiplas presenças artísticas fala sobre sua infância no sertão de Pernambuco, os bailes black nos anos 1970 com Tim Maia e James Brown, até a ida para sua arte nas ruas. Entre muitos episódios de sua trajetória, ele relembra sua atuação na educação de São Paulo ao lado de Paulo Freire e como seu cabelo black power incomodava os militares.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 11 de agosto, terça, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

HISTÓRIA NA MÁRIO: HIPÓLITO DA COSTA, IMPRENSA E EXÍLIO
Isabel Lustosa responde a Walter Porto

Hipólito da Costa, jornalista e diplomata brasileiro, fundador e redator do primeiro periódico brasileiro, o “Correio Braziliense”, é o tema da próxima conversa do ciclo “História na Mário” no dia 12 , às 19h. Quem fala sobre o patrono da imprensa brasileira e figura da alta diplomacia ainda nos tempos do Brasil colônia é a historiadora, escritora e pesquisadora da Fundação Casa Rui Barbosa Isabel Lustosa. A conversa será conduzida pelo repórter da Folha de S.Paulo Walter Porto, também responsável pela coluna Painel das Letras do mesmo jornal.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 12 de agosto, quarta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

DIÁLOGOS NA MÁRIO: INVENTAR NAS QUEBRADAS
com Thiago Vinicius e Paola Berenstein Jacques

Na sexta-feira (14), às 19h, o ciclo “Diálogos na Mário” apresenta uma conversa sobre cultura, moradia, prática e pensamento na criação de autonomia em comunidades vulneráveis. A Mário recebe duas figuras que são referência no tema, atuantes no campo: Paola Berenstein Jacques, docente da UFBA, coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Urbano e editora da revista Redobra, também autora dos livros "Estética da Ginga" (2001) e "Maré, vida na favela" (2002); e Thiago Vinicius, produtor cultural e liderança comunitária no Campo Limpo, periferia da Zona Sul de São Paulo, responsável por tecnologias sociais que envolvem geração de renda, desenvolvimento local, negócios sociais e startups em diálogo com a vida do morador da favela, como o Banco União Sampaio e a Agência Solano Trindade.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 14 de agosto, sexta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

PERFORMANCE NA MÁRIO: LUNAR
com Ava Rocha

Ava Rocha, cantora, compositora e cineasta brasileira é a grande atração da segunda-feira (17), às 19h, como parte do ciclo “Performance na Mário”. Em uma apresentação de imagens provocadas pelo artista multimídia Pedro Paulo Rocha, Ava embrenha-se em caminhos poéticos e musicais, a partir do ponto lunar - a pupila do olho.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 17 de agosto, segunda, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

LITERATURA NA MÁRIO: VIDA E OBRA DE PAULO RÓNAI
Ana Cecilia Impellizieri Martins responde a Nanni Rios

No dia 19 , às 19h, o ciclo “Literatura na Mário” trata da vida e obra de Paulo Rónai, tradutor, revisor, crítico e professor húngaro naturalizado brasileiro. A Mário recebe a autora da biografia “A vida de Paulo Rónai” Ana Cecilia Impellizieri Martins, editora e historiadora, que responde a perguntas da jornalista e livreira Nanni Rios.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 19 de agosto, quarta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

PERFORMANCE NA MÁRIO: POESIA, LEITURAS E CONVERSAS
com os poetas Eliane Marques (RS), Sergio Fantini (MG) e Tatiana Pequeno (RJ) e mediação de Tarso de Melo

Em 21 de agosto, às 19h, acontece mais uma edição da série de performances e conversas sobre poesia no YouTube da Mário. Neste mês, o poeta brasileiro e mediador da série Tarso de Melo convida Eliane Marques, de Porto Alegre, Sérgio Fantini, de Belo Horizonte, e Tatiana Pequeno, do Rio de Janeiro. A dinâmica segue a mesma da primeira edição: os convidados fazem uma apresentação inicial e breve em torno de três questões: quem é o autor? Quais as principais características do livro? Por que o escolheu? E leem um trecho. Na sequência, o mediador promove uma conversa sobre as conexões entre os livros escolhidos e as obras dos convidados, além de outras questões que atravessam a reflexão atual sobre poesia e sobre o nosso tempo.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 21 de agosto, sexta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

TEATRO NA MÁRIO: O TABLADO LÍRICO DE HILDA HILST -- PARTE II
com Gutemberg Medeiros e leituras da atriz Flavia Couto

O teatro de Hilda Hilst volta a ser atração nas segundas da Mário. No dia 24, às 19h, Gutemberg Medeiros apresenta a segunda parte de “O tablado lírico de Hilda Hilst”, acompanhado de leituras dramáticas da atriz Flavia Couto. O professor e ex-aluno da autora teceu, na primeira parte, comentários sobre as peças compreendidas entre “A possessa” e “Auto da Barca de Camiri” (1967); na continuação, comentará as peças de “O novo sistema” a “A morte do patriarca”. Nas aulas-performance serão destacados o teatro da palavra e as ideias de Hilda Hilst ao pensar a condição política da ditadura civil-militar brasileira, além das alusões, metáforas, parábolas e intenso lirismo compõem essa literatura dramática. Para quem perdeu a primeira parte, está disponível em nosso canal do YouTube. Não perca a continuação!

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 24 de agosto, segunda, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

LITERATURA NA MÁRIO: O DIÁRIO DE ANNE FRANK
Noemi Jaffe responde a Rita Mattar

“O diário de Anne Frank”, obra epistolar que acompanha gerações e foi escrita pela jovem de origem judaica Anne Frank, é o tema do ciclo “Literatura na Mário” no dia 26, às 19h. Quem fala sobre este clássico histórico é escritora, professora e crítica literária Noemi Jaffe, que responde a perguntas da editora Rita Mattar. Noemi também tratará de obras suas que dialogam com a escrita do diário, como “O que os cegos estão sonhando”, e de trabalhos recentes, como o novo “O que ela sussurra”. Anne Frank escreveu seu diário durante o período de confinamento de sua família, ocasionado pela ocupação nazista dos Países Baixos. Sua trajetória, nesses tempos de confinamento devido à pandemia, voltou a ser tema de conversas de novos leitores a partir de documentário recente da Netflix.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 26 de agosto, quarta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

DIÁLOGOS NA MÁRIO: DUAS VISÕES DA ARTE INDÍGENA
com Bené Fonteneles e Sandra Benites

Em 28 de agosto, às 19h, o ciclo “Diálogos na Mário” encerra a sua programação do mês com uma conversa sobre os saberes indígenas nos campos das artes, que ultrapassam a produção estética e se realizam como modo de pensar, ver e estar no mundo. Para discutir este tema nas suas dimensões política, estética e educativa, a Mario convidou a antropóloga e curadora guarani Sandra Benites e o artista, escritor e compositor paraense Bené Fonteles. No encontro, cada um traz, a partir de suas próprias experiências, o reconhecimento de uma arte descolonizada e potente.

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 28 de agosto, sexta, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

TEATRO NA MÁRIO: CONTOS DE MALDOROR
com Fransérgio Araújo e Marba Goicochea

O ator e diretor Fransérgio Araújo retoma seu intenso trabalho sobre o clássico poema em prosa Os cantos de Maldoror (1869), do uruguaio-francês Isidore Ducasse (o “conde de Lautréamont”). Fransérgio Araújo é ex-integrante do Teatro Oficina --com atuações em Os Sertões, Cacilda! etc. -- e pesquisador do “teatro selvagem” de Antonin Artaud. Os cantos de Maldoror é uma obra à altura das realizadas por Charles Baudelaire (As flores do mal), antecessor de Ducasse, e Arthur Rimbaud, seu contemporâneo. Desta vez o ator traz, entre outros, trechos da obra que jamais havia interpretado, relativos a certa peste mortífera e purgadora da espécie humana. O vídeo conta também com atuação de Marba Goicochea, parceira de Araújo em sua pesquisa

Serviço: Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, 31 de agosto, segunda, 19h
Endereço: https://www.youtube.com/user/bma1925
Live ficará gravada: Sim

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn