Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 | Horário: 11:41

Comércio Legal: Prefeitura fiscaliza shoppings na região do Brás

Ações realizadas na Rua da Juta podem resultar na interdição dos estabelecimentos
1313423-Operação Comércio Legal

Em sequência às ações de combate à pirataria por meio da Operação Comércio Legal, a Prefeitura de São Paulo deflagrou uma ação na manhã desta quarta-feira (11/12), na Rua da Juta, região do Brás, um dos principais polos de comércio de produtos falsificados do Brasil.

A operação é realizada em conjunto com a Polícia Civil (DEIC), Receita Federal e escritórios que representam marcas em três shoppings que comercializavam itens de vestuário (camisetas, vestidos, calças, entre outros) e uma loja de calçados.

Segundo o coordenador da operação, Fabio Lepique, a expectativa é efetuar uma apreensão de cerca de 40 toneladas. “Chegamos até esses locais com ações de inteligência da Prefeitura, do Deic e dos escritórios que representam marcas e da Receita Federal”, disse.

A ação segue ao longo dia e conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e agentes da Subprefeitura Mooca.

Neste ano já foram realizadas ações exclusivas da Prefeitura de São Paulo em parceria com órgãos como a Receita Federal e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) para combater a pirataria em depósitos e pontos de venda (shoppings, galerias, lojas e ambulantes) que resultaram na apreensão de mais de três mais de 3.200 toneladas de material pirata ou sem nota fiscal como tênis, camisetas, relógios, óculos, brinquedos, artigos de luxo, eletroeletrônicos, entre outros itens.

“Há muitos outros alvos na cidade e os comerciantes precisam estar atentos porque a Prefeitura também estará. Aqueles que persistirem na venda dos produtos irregulares serão fechados”, explicou Fabio Lepique.

Comerciantes ambulantes

Uma outra frente da operação tem o objetivo de combater a pirataria e melhorar a mobilidade em locais de grande concentração de comerciantes ambulantes.

A ação foi deflagrada em novembro de 2018 e em pouco mais de um mês de atuação no Brás, a área abrangida passou de 22 mil para 96 mil metros quadrados fiscalizados.

No dia 26 de agosto de 2019, a Prefeitura de São Paulo deflagrou a terceira etapa da operação, ampliando a área de atuação dos agentes de fiscalização para uma área de 153 mil metros quadrados.