Sexta-feira, 7 de Agosto de 2020

Começam obras de implantação de novas ciclofaixas na cidade de São Paulo

Horário: 00:00
Avenidas Rebouças, Jornalista Roberto Marinho e Waldemar Tietz receberão novas estruturas cicloviárias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, começou nesta semana as obras de implantação das ciclofaixas das avenidas Rebouças (Zonas Oeste), Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e Waldemar Tietz (Zona Leste). No total, serão mais 10,8 quilômetros de novas estruturas cicloviárias para a capital paulista.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará o monitoramento do trânsito, garantindo segurança aos pedestres, motociclistas e motoristas. Durante os trabalhos, todos os trechos serão sinalizados. As vias receberam faixas ao longo de sua extensão comunicando os usuários sobre as obras na pista.

Avenida Rebouças

A ciclofaixa da Avenida Rebouças teve obras iniciadas na última terça-feira (4/8). A nova estrutura cicloviária terá, no total, 3,4 quilômetros e fará conexão com a ciclovia da Avenida Paulista, Avenida Henrique Schaumann/Avenida Brasil, Avenida Faria Lima e da Rua da Consolação, formando uma grande rede integrada com estações de metrô, terminais de ônibus (Pinheiros), parques e unidades de saúde.
Esta nova ciclofaixa será implantada à direita da Avenida Rebouças, dos dois lados da pista, junto à calçada. Não haverá supressão de faixas de rolamento. A obra será iniciada com a reforma de guias e sarjetas no sentido centro-bairro. A previsão é que a obra para implantação nos dois sentidos dure 60 dias.

Avenida Jornalista Roberto Marinho

As obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Jornalista Roberto Marinho começaram na última quinta-feira (6/8). A nova estrutura cicloviária terá 4,8 quilômetros de extensão, entre as avenidas Luiz Carlos Berrini e Pedro Bueno (Zona Sul). Haverá conexão com o Parque Municipal do Chuvisco, com a ciclovia da Berrini, a futura ciclofaixa da Pedro Bueno, a atual estação Campo Belo da Linha 5-Lilás do Metrô, e com as futuras estações do monotrilho da Linha 17-Ouro.
A obra da ciclofaixa da Roberto Marinho começou com fresagem e recape, no trecho inicial da Avenida Luiz Carlos Berrini, próximo à Ponte Octavio Frias de Oliveira, no sentido Jabaquara, junto à calçada. Após a aplicação do novo asfalto em toda a extensão, será feita a reforma de guias e sarjetas. Posteriormente, o sentido Marginal Pinheiros da avenida passará pelas mesmas intervenções para implantação da ciclofaixa. Em nenhum dos sentidos haverá redução do número de faixas de rolamento. A última etapa é a aplicação da sinalização, que inclui pintura, tachões e placas que garantirão a segurança dos ciclistas. A previsão é de que a obra tenha duração de 60 dias.

Avenida Waldemar Tietz

A partir desta sexta-feira (7/8), começam as obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Waldemar Tietz. A nova estrutura cicloviária terá 2,6 quilômetros de extensão, até a Rua César Diaz e Rua Doutor Luís Aires (Radial Leste, zona leste da cidade). Haverá conexão com a ciclovia existente da Radial Leste.
A obra da ciclofaixa da Avenida Waldemar Tietz iniciará com fresagem e recapeamento, a partir das 22h. A ciclofaixa terá mão dupla, instalada na pista do sentido bairro, junto à calçada, ou seja, do lado direito da via. Não haverá supressão de faixa de rolamento. Após serviço de recapeamento será feita a manutenção das guias e sarjetas. A última etapa é a aplicação da sinalização, que inclui pintura, tachões e placas que garantirão a segurança dos ciclistas. A previsão é de que a obra tenha duração de 36 dias.

Plano Cicloviário de São Paulo

A Prefeitura trabalha com prioridade na execução do Plano Cicloviário da cidade, que tem foco na ampliação da malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além da melhoria de grande parte da estrutura da rede existente. Até o fim deste ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 quilômetros. Serão 173,5 km de novas conexões e 310 km de requalificações. Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical).
Já foram entregues conexões importantes nas avenidas Ricardo Jafet, Henrique Schaumann, Jacu-Pêssego e Engenheiro Caetano Álvares. Estão em andamento obras de implantação de estruturas cicloviárias na Avenida Rebouças, Jornalista Roberto Marinho, Domingos de Morais e Vila Jaguara.
A execução do Plano Cicloviário deverá avançar para os próximos anos. Isso porque a Prefeitura tem considerado os investimentos necessários para a continuidade da expansão da malha em seu planejamento orçamentário.