Quarta-feira, 15 de Abril de 2020

Gripe: vacinação para caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários começa quinta-feira

Horário: 00:00
Profissionais que atuam nestas categorias, consideradas essenciais, foram incluídos na segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que começa nesta quinta-feira, dia 16

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, a partir desta quinta-feira (16), a segunda etapa da vacinação contra a Influenza. Nesta fase serão imunizados caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Estes profissionais atuam nos serviços essenciais e estão mais vulneráveis à doença. Também receberá a vacina a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A primeira fase da campanha começou em 23 de março, vacinando prioritariamente os idosos e profissionais de saúde. Professores estarão na terceira fase, que começa em 9 de maio e vai até o dia 22 do mesmo mês.

O Ministério da Saúde decidiu colocar os professores na terceira fase porque as atividades escolares estão suspensas.

A estimativa é que, até o término da campanha, sejam aplicadas mais de 4.060.746 doses em todo o município de São Paulo.

Conheça as fases da campanha:

Fases da Campanha

1ª fase (a partir de 23 de março)

Idosos com 60 anos ou mais

Trabalhadores da saúde

2ª fase (a partir de 16 abril)

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Doentes crônicos

Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

3ª fase (de 09 a 22 de maio)

Professores

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Grávidas

Mães no pós-parto

População indígena

Ressoas acima de 55 anos

Pessoas com deficiência

Vacinação antecipada:
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger, de forma antecipada, os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a aproximadamente 20 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.