Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Combate ao desperdício aproveita 250 toneladas de alimentos que seriam descartadas

Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos é responsável por coletar frutas, legumes e verduras em feiras livres e mercados municipais que estão em boas condições de consumo

No dia mundial da alimentação, comemorado nesta quarta-feira (16), o prefeito Bruno Covas anunciou a marca de 250 toneladas de alimentos arrecadadas pelo Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos. Atualmente, 31 feiras livres e dois mercados municipais participam do projeto, que atende as entidades cadastradas pelo Programa Banco Municipal de Alimentos.

“É um dia de comemoração por temos alcançado esta arrecadação. São alimentos que estavam em perfeito estado de consumo, mas que eram jogados fora. Havia uma preocupação em qualificar o feirante para poder separar este alimento, receber este alimento que pode ser consumido e enviar para o nosso banco de alimentos, para as entidades que fazem o trabalho de distribuição para as pessoas mais carentes, que não tinham o que comer na cidade”, destacou o prefeito Bruno Covas.

O programa é responsável por coletar frutas, legumes e verduras em feiras livres e mercados municipais que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possuir valor comercial, e doar para entidades assistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

“Este programa tem uma visão estratégica que é a de não permitir que comida boa e saudável vá para o lixo, alimentando pessoas, sobretudo que mais precisam”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso

Reconhecimento Internacional

O Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos recebeu no mês de outubro duas premiações internacionais. O prefeito Bruno Covas foi representado pela secretária-adjunta, Ana Carolina Lafemina, na cidade de Montpellier, na França, onde a iniciativa concorreu com 104 boas práticas e ganhou a honraria na categoria Desperdício de Alimentos pela contribuição à Segurança Alimentar no Prêmio Pacto de Milão, acordo que reúne importantes cidades do mundo acerca do tema de alimentação em grandes centros urbanos.

Já em Bilbao, na Espanha, a secretária Aline Cardoso representou o prefeito no evento em que o projeto também foi premiado por sua contribuição na redução de orgânicos nos aterros, tornando-se inspiração e modelo para uma campanha Global da ISWA (Associação Mundial de Resíduos Sólidos). A campanha será apresentada a cidades de 75 países como exemplo a ser seguido, com destaque para os aspectos de inclusão social e geração de renda para pessoas vulneráveis, enquanto contribuem com a segurança alimentar e o meio ambiente.