Sexta-feira, 31 de Julho de 2020

Com o site Participe+, cidade de São Paulo amplia a participação na elaboração do orçamento municipal

Horário: 00:00
Em 23 dias, mais de 12 mil pessoas votaram nas propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021

O Participe+ será a casa de diversos processos participativos on-line e um espaço para ampliar a participação social do município. Para fortalecer o governo aberto na cidade, a Prefeitura tem como meta aumentar o número de participantes continuamente e formular soluções que potencializem e combinem modelos presenciais e on-line, tão logo as trocas presenciais sejam possíveis.

Mesmo com os diversos desafios que a pandemia de covid-19 traz à cidade e às pessoas que nela vivem, o processo inaugural do Participe+ superou as expectativas. Entre 11 e 23 de julho, 43.831 votos foram efetivados por 12.354 usuários votantes durante a etapa de Votação Popular do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021.

A Supervisão para Assuntos de Governo Aberto trabalha para aumentar o número e a diversidade da população participante. Já nesse primeiro processo, o número de votantes (12.354 pessoas) foi cerca de seis vezes maior que o número de munícipes que compareceram às 32 audiências públicas presenciais do PLOA no ano passado (2.097 pessoas).

É possível acompanhar o resultado da votação popular e as próximas etapas do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) no Participe+ (http://participemais.prefeitura.sp.gov.br/budgets). Nos próximos meses, o site disponibilizará novos processos participativos para a população. Acompanhe!

A implementação do Participe+ e a reformulação das Audiências Públicas de elaboração do Orçamento Municipal fazem parte dos compromissos do 2º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo. Este trabalho é realizado em conjunto com a sociedade, por meio do Fórum de Gestão Compartilhada, e está disponível no site: www.prefeitura.sp.gov.br/governoaberto.