Sábado, 8 de Dezembro de 2018 | Horário: 11:01

Cohab realiza II Congresso de Capacitação de Síndicos

Evento, dirigido a moradores eleitos para a gestão condominial nos conjuntos habitacionais, conta com palestras sobre zeladoria, acessibilidade, entre outros temas
1112649-

A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) realizou neste sábado (8), no auditório da Secretaria Municipal de Gestão (SMG), na região central da cidade, a segunda edição do Congresso de Capacitação de Síndicos Cohab. O evento faz parte do Projeto Síndicos, promovido em parceria com a Universidade do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi) e conta com o apoio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

O objetivo do evento é reunir os síndicos da companhia e moradores dos conjuntos habitacionais eleitos para a gestão condominial. Nesta edição, serão abordados temas como legislação, empreendedorismo, segurança, zeladoria e acessibilidade.

"Eventos como este são muito importantes para trocar experiências, para que a gente possa aprender cada vez mais. Eu mesmo, como prefeito, já fiz alguns cursos, justamente para saber o que deu certo em outras cidades, aplicar aqui na capital", disse o prefeito Bruno Covas, que participou da abertura.

As palestras, gratuitas, serão realizadas pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, que abordará o tema “Empreendedorismo na Cidade – Como Melhorar São Paulo”, e pelo secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, que falará sobre a acessibilidade nos condomínios.

O encontro conta com a participação do engenheiro e professor da Universidade Secovi, Guilherme Ribeiro, com a palestra “Importância da Manutenção Predial, Conservação do Condomínio e Segurança das Pessoas”. O delegado titular do DEIC e consultor em Segurança, Carlos Alberto da Cunha, também fala sobre segurança condominial.

Sorteio de bolsas de ensino à distância
Ao final do encontro, a Cohab-SP e a Secovi farão o sorteio de dez bolsas de ensino à distância da universidade. Os cursos são “Segurança predial” e “O condomínio explicado para os síndicos e assembleias gerais”.

Projeto Síndicos
O Projeto Síndicos, lançado em 2017, foi idealizado como um canal de comunicação e integração entre a Cohab-SP e os síndicos de seus empreendimentos habitacionais. A iniciativa tem como meta oferecer informações para que os moradores eleitos para a gestão condominial possam realizar suas atividades com excelência, por meio de reuniões periódicas.

Em 2018 foram realizados quatro seminários de qualificação de síndicos em parceria com as Subprefeituras, reunindo um total de 475 pessoas capacitadas desde o primeiro evento junto com a Universidade Secovi, realizado em dezembro de 2017.