Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020 | Horário: 15:15

Clima: tarde segue sem chuvas em São Paulo

Tempo deve mudar a partir de quinta-feira, segundo CGE

A tarde de terça-feira (14) tem céu nublado na capital paulista e segue sem chuvas. De acordo com as estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 25°C, em média. A máxima alcançou os 26°C.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 60%. No período da tarde são esperadas chuvas rápidas, de curta duração e com baixo potencial para formação de alagamentos. As precipitações mais intensas devem ser registradas no nordeste do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e boa parte do Vale do Paraíba.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), uma nova frente fria muda o tempo em São Paulo e provoca chuvas volumosas e queda das temperaturas.

Na quarta-feira (15), o ambiente atmosférico é de pré-frontal e, por conta dessa condição, as temperaturas podem superar os 30°C na capital. O dia amanhece com sol entre nuvens e termômetros na casa dos 19°C, com taxas de umidade que variam entre 50% e 90%. A combinação do calor com a infiltração da brisa marítima provocam pancadas de chuva entre o fim da tarde e o início da noite, com risco de formação de alagamentos.

Na quinta-feira (16) faz calor na capital paulista, onde a madrugada deve registrar mínima de 21°C e a máxima atinge os 31°C, no período da tarde. Os índices de umidade do ar ainda seguem elevados, com valores entre 48% e 90%.

A aproximação de uma frente fria favorece a formação de nuvens carregadas que provocam chuvas fortes com trovoadas, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento. Essa condição eleva o potencial para quedas de árvores, formação de alagamentos e transbordamentos de córregos e rios na capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo.