Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2019 | Horário: 16:16

Clima: tarde segue com tempo abafado e previsão para pancadas isoladas de chuva em SP

Termômetros superaram os 29ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 45%

O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, provocando uma tarde abafada nesta quarta-feira. De acordo com as estações meteorológicas do CGE os termômetros superaram os 29ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 45%. O tempo abafado e a disponibilidade de umidade na atmosfera geram áreas de instabilidade, o que já provocou pancadas isoladas de chuva em alguns pontos da Capital paulista nesta tarde.

Nas próximas horas as temperaturas entram em gradativo declínio, com previsão de mínimas em torno dos 19°C para a próxima madrugada. Até o final do dia o tempo ainda segue instável e novas chuvas na forma de pancadas isoladas podem se formar sobre a Grande São Paulo. Apesar de passageiros, os pontos de maior intensidade elevam o potencial para formação de alagamentos transitáveis.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma frente fria pelo oceano organiza as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, causando chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas nos próximos dias.

A quinta-feira (05) ainda começa com sol e temperaturas em elevação. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem superar os 28°C. No período da tarde a aproximação do sistema frontal muda o tempo, provocando pancadas generalizadas de chuva com raios e rajadas de vento, o que eleva o risco para formação de alagamentos, transbordamento de rios e queda de árvores na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (06) o tempo segue instável com muita nebulosidade e chuvas, que diminuem no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 17ºC e máximas que não devem superar os 22ºC. O solo encharcado e a continuidade das condições de chuva devem manter elevado o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco.