Sábado, 9 de Novembro de 2019

Clima: Sol deve aparecer entre nuvens no decorrer do dia

Horário: 00:00

O sábado começou com muita nebulosidade, formação de névoa úmida e termômetros oscilando em torno dos 18,9ºC na cidade. De acordo com as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo as temperaturas mais baixas foram 17,7ºC em Parelheiros e 18,1ºC no Jabaquara, ambas na Zona Sul.

No decorrer do dia o sol aparece entre muitas nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. As máximas podem chegar aos 26ºC, enquanto a umidade relativa do ar deve permanecer acima dos 50%. A propagação de áreas de instabilidade deve causar chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final da tarde e a noite. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios e algumas rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de um sistema frontal pelo oceano organiza as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, provocando chuvas na forma de pancadas mais significativas nos próximos dias.

O domingo (10) segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 20ºC e máximas que chegam aos 28ºC. Entre a tarde e a noite áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provocam chuvas na forma de pancadas com raios, rajadas de vento, elevando o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

Na segunda-feira (11) o tempo segue instável com chuvas que devem se alternar com períodos de melhoria no decorrer do dia. Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade e as temperaturas não sobem muito. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas não devem superar os 22°C. O solo encharcado eleva o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra.