Domingo, 3 de Maio de 2020

Ciência comportamental reforça importância de prevenção contra coronavírus

Horário: 00:00
Mensagem foi adaptada por um dos laboratórios de inovação em governo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Há uma semana, quem liga para a central telefônica do SP156, canal de atendimento da Prefeitura, ouve mensagens adaptadas com ciência comportamental sobre o combate contra o coronavírus.  A novidade adotada é trabalho do (011).lab, um dos laboratórios de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que tem estudado meios de reforçar a comunicação com o público sobre o vírus.

Antes, o áudio ádescrevia medidas para evitar o contágio como lavar as mãos, tossir cobrindo a boca com o cotovelo e evitar aglomerações. Agora, trabalha com percepção de risco do público, como o fato do vírus ser invisível e de muitas pessoas infectadas estarem assintomáticas, o que reforça a importância da recomendação “fique em casa”.

Embora sejam de áreas diferentes, laboratório e SP156 são de responsabilidade da SMIT, que tem dedicado seus equipamentos e equipe para auxiliar no enfrentamento da propagação do vírus.

“Estamos trabalhando de forma coordenada, inclusive com outros órgãos, para usar a ciência com objetivo de aumentar a eficácia da comunicação com a população, levando a uma mudança de comportamento que reduza a exposição das pessoas ao vírus (ou ao risco de ficarem doentes)”, destaca o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Íntegra

"Você ligou para a Central 156. Estamos todos trabalhando para combater o coronavírus. O vírus é invisível e pessoas nas ruas podem estar contaminadas mesmo sem sintomas. Uma delas pode ser você. Fique em casa. É seu dever proteger vidas de amigos, familiares e vizinhos. Para agendamento nos CATes de Auxílio Emergencial e Seguro Desemprego, dúvidas sobre o Coronavírus, informações sobre a cidade e serviços municipais durante a crise e sobre doações digite 0 e depois 4. Para outros serviços, continue na linha e escolha a opção desejada. Se quiser ouvir de novo é só digitar 8 a qualquer instante."