Quinta-feira, 9 de Abril de 2020

Cidade Solidária: população pode doar cestas de alimentos, higiene e limpeza em oito pontos espalhados pela capital

Iniciativa prevê a criação de uma rede de solidariedade para auxiliar as famílias vulneráveis da cidade de São Paulo

Oito pontos espalhados pela capital paulista estão recebendo doações de cestas básicas (alimentos, limpeza e higiene) que serão entregues a famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade na cidade. A iniciativa faz parte do programa Ação Cidade Solidária, lançado na última terça-feira (07/04) pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com entidades da sociedade civil, e que prevê a criação de uma rede de solidariedade para auxiliar as famílias vulneráveis.

Na primeira etapa do programa, a população poderá doar cestas de alimentos e cestas de higiene e limpeza - conforme especificação abaixo - que devem ser entregues em oito pontos de coleta, por meio de um sistema de drive-thru solidário. Doações em grandes quantidades de itens que compõe as cestas também poderão ser realizadas, em canal direto com a coordenação do Programa.

"Nós já recebemos doações que passam de R$ 8,1 milhões e continuamos a receber. Nós teremos inicialmente 8 drive-thrus solidários, de doação de alimentos, que passam a funcionar nos equipamentos culturais que estão fechados", disse o prefeito Bruno Covas.

Confira abaixo os endereços dos pontos de entrega:

1) Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 - República

2) Centro Cultural São Paulo
Viaduto Beneficência Portuguesa - Paraíso Acesso de veículos ao Centro Cultural São Paulo (20 metros antes da esquina com a Rua Vergueiro)

3) Teatro Arthur Azevedo
Avenida Paes de Barros, 955 - Mooca

4) Centro Cultural da Diversidade
Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi

5) Tendal da Lapa
Rua Constança, 72 - Lapa

6) Casa de Cultura Vila Guilherme
Praça Oscár da Silva, 110 - Vila Guilherme

7) Casa de Cultura do Butantã
Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri

8) Centro Cultural Santo Amaro
Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro

Horário de funcionamento dos pontos de coleta do drive thru: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Cestas
As cestas deverão conter itens específicos, com produtos não perecíveis (confira quais são os produtos abaixo). Outras doações em grande quantidades de itens das cestas também poderão ser realizadas, em canal direto com a coordenação do Programa.

Quais os conteúdos mínimos das cestas e kits que podem ser doados?

Cesta Básica de Alimentos

1) Leite em pó integral para bebida: dois pacotes de leite em pó instantâneo, 400 gramas cada;
2) Arroz agulhinha: 5 kgs;
3) Feijão carioquinha: 1 kg;
4) Farinha de mandioca: branca, 1,5 kgs;
5) Açúcar: refinado: 1 kg;
6) Óleo de soja: 900 ml;
7) Sal: 1 kg;
8)Macarrão: 1 pacote de tipo espaguete;
9) Polpa ou purê de tomate: 1 embalagem em caixa;
10) Sardinha em óleo comestível: 2 latas.

Cestas de higiene

Sabonete, escova dental, creme dental, absorvente higiênico e papel higiênico.

Cesta de limpeza
Água sanitária, detergente em pó, desinfetante e esponja multiuso.

Doações em dinheiro em qualquer valor também poderão ser feitas na conta do Banco do Brasil, PMSP/SMDU-Cidade Solidária, CNPJ: 46.395.000/0001-39, Agência 1897-X, C/C 2020-6, com destinação exclusiva para aquisição destas cestas e complementação de renda às famílias vulneráveis.
Todas as informações sobre como doar, assim como pontos de distribuição, poderão ser consultadas no site spcidadesolidaria.org ou pelo 156 da Prefeitura.