Sexta-feira, 3 de Julho de 2020

Cidade Solidária atende comunidades da capital com mantimentos, saúde e cultura

Além de cestas básicas e kits de higiene e limpeza, famílias de diversas regiões da cidade têm recebido livros doados ao programa e orientações de prevenção ao coronavírus

O programa Cidade Solidária, ação conjunta da Prefeitura de São Paulo, grandes empresas e sociedade civil para minimizar os impactos da pandemia sofridos por famílias em situação de vulnerabilidade, tem levado mais do que cestas básicas e kits de higiene e limpeza a essas pessoas. A distribuição de mantimentos vem sendo acompanhada de atendimento das equipes de saúde do município e de livros doados ao programa.

Um dos autores que se sensibilizou pela ação e resolveu aderi-la foi o médico, cientista e escritor Drauzio Varella. Em junho, Drauzio doou 150 livros de sua autoria ao Cidade Solidária, que tiveram como destino comunidades de diversas regiões da cidade:

“A ideia do programa é ótima. São livros que estavam em casa, com temas variados, desde infantis até outros bem populares, como o Estação Carandiru. Achei que doar ao programa seria um bom destino, pois é preciso estimular o prazer da leitura em crianças e adolescentes”, afirma Drauzio Varella.

Além de cultura, o Cidade Solidária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem oferecido orientações sobre como se prevenir e identificar sintomas da covid-19, além de disponibilizar álcool gel e máscaras de proteção à população. As equipes de saúde também estão aplicando vacinas contra a influenza em adultos e crianças. Desde o início da pandemia até o dia 26 de junho, foram 10.439 ações nas comunidades da cidade, totalizando mais de 1,5 milhão de abordagens com visitas e orientações. Somente em junho foram realizadas pelas equipes de Atenção Básica 5.043 ações comunitárias, alcançando 497.954 pessoas.

“Nós aproveitamos a oportunidade para prestar orientações à população quanto ao covid-19, fazer imunização (vacinação) e, quando necessário, encaminhar as famílias para unidades básicas de saúde. Algumas equipes também promovem trabalhos de práticas integrativas, como alongamento, enquanto as pessoas esperam para receber as cestas”, destaca Maria Cristina Honório dos Santos, responsável pelo Departamento de Atenção Básica do Município.

A Atenção Básica é o primeiro ponto de atenção à saúde e a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se por um conjunto de ações que abrange a promoção e a proteção da saúde, sua manutenção, a prevenção de doenças, entre outras.

Mais de 830 mil cestas básicas já foram entregues a famílias em situação de precariedade
Desde o dia 7 de abril, data de seu lançamento, o programa Cidade Solidária já entregou mais de 830 mil cestas básicas e 427 mil kits de higiene e limpeza a pessoas vulneráveis de diversas regiões da cidade. O fluxo de doações do programa foi intensificado no mês de maio e, desde então, entre 5 e 7 mil cestas básicas saem, todos os dias, do galpão da Cruz Vermelha Brasileira - São Paulo, parceira da ação, em direção às comunidades.

Apesar do grande número de cestas entregues, muitas famílias em situação de precariedade ainda precisam de ajuda. Neste sentido, para que o programa Cidade Solidária possa manter ou até mesmo ampliar as doações, é fundamental que as empresas e a população continuem colaborando.

Não faltam opções para manifestar a solidariedade. Cestas básicas e/ou kits de higiene e limpeza podem ser entregues em qualquer um dos nove pontos de Drive-Thru Solidário do programa, portanto, sem a necessidade de sair do carro. Outra opção é doar mantimentos no sistema de transporte da cidade e até da Grande São Paulo. São diversas estações de Metrô e terminais metropolitanos de ônibus, ambos do Governo do Estado.

Empresas, entidades ou até mesmo pessoas físicas interessadas em oferecer grandes quantidades de cestas ou alguns dos itens solicitados também podem procurar à Prefeitura, por meio do portal 156, ou do e-mail contato@spcidadesolidaria.org. Todas as empresas parceiras do programa se encontram no site.

Saiba mais em https://www.spcidadesolidaria.org/ ou ligue 156