Segunda-feira, 6 de Julho de 2020 | Horário: 16:04

Cidade Solidária arrecada quatro toneladas de alimentos em terminais municipais de ônibus

Mantimentos recebidos nos 27 terminais da SPTrans ajudaram o programa a superar a entrega de 839 mil cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade

A parceria entre a Prefeitura, por meio da SPTrans, e o programa Cidade Solidária resultou no recebimento de quatro toneladas de alimentos em doações na rede de transporte. Durante pouco mais de um mês, a população pôde entregar, todos os dias da semana, 24 horas por dia, mantimentos nos 27 terminais municipais de ônibus da cidade. Os produtos estão sendo destinados a famílias em situação de vulnerabilidade de diversas regiões do município.

Em 19 de maio, a Prefeitura de São Paulo ampliou a rede de apoio do programa Cidade Solidária para todo o sistema de transporte da cidade e até da Grande São Paulo. Além da SPTrans, da administração municipal, Metrô, CPTM e EMTU – todos do Governo do Estado – se juntaram aos nove equipamentos culturais Drive-Thru Solidário do programa e passaram a receber doações de mantimentos em estações de trem e metrô e terminais de ônibus.

Durante o período foi possível contribuir com alimentos não perecívei, como arroz, feijão, leite em pó, farinha de mandioca, açúcar refinado, óleo de soja, sal, macarrão, polpa ou purê de tomate e sardinha em óleo comestível, nos 27 terminais da SPTrans.

A adesão da SPTrans à ação de voluntariado mostrou seus primeiros resultados em 27 de junho, com a entrega de 800 kg em alimentos no galpão da Cruz Vermelha Brasileira - São Paulo, parceira do programa. E foi consolidada na última sexta-feira (3), com a distribuição de outros 3,2 kg, também à Cruz Vermelha, totalizando quatro toneladas de alimentos para comporem cestas básicas, com destino às comunidades vulneráveis de diversas regiões da cidade.

As doações auxiliaram o município e as entidades parceiras a superarem a marca de 839 mil cestas básicas entregues a famílias em situação de precariedade. Desde o dia 7 de abril, data de início do programa, também já foram distribuídos 427 mil kits de higiene e limpeza. As entregas se intensificaram em maio e, desde então, entre 5 e 7 mil cestas básicas chegam às comunidades.

Apesar do grande número de cestas entregues, muitas famílias em situação de precariedade ainda precisam de ajuda. Neste sentido, para que o programa Cidade Solidária possa manter ou até mesmo ampliar as doações, é fundamental que as empresas e a população continuem colaborando.

Não faltam opções para manifestar a solidariedade. Cestas básicas e/ou kits de higiene e limpeza podem ser entregues em qualquer um dos nove pontos de Drive-Thru Solidário do programa, portanto, sem a necessidade de sair do carro. Outra opção é doar mantimentos no sistema de transporte da cidade e até da Grande São Paulo. São diversas estações de Metrô e terminais metropolitanos de ônibus, ambos do Governo do Estado. Todos os pontos de coleta, sejam da rede de transporte ou de Drive-Thru Solidário, estão listados no site https://www.spcidadesolidaria.org/

Empresas, entidades ou até mesmo pessoas físicas interessadas em oferecer grandes quantidades de cestas ou alguns dos itens solicitados também podem procurar a Prefeitura por meio do portal 156 ou do e-mail contato@spcidadesolidaria.org. Todas as empresas parceiras do programa se encontram no site.

Saiba mais em https://www.spcidadesolidaria.org/ ou ligue 156