Terça-feira, 8 de Dezembro de 2020 | Horário: 13:03

Cidade participa de campanha internacional sobre acessibilidade e direitos humanos

Iniciativa busca sensibilizar o público sobre a acessibilidade universal como um fator fundamental para o cumprimento dos direitos humanos nas cidades

A Prefeitura de São Paulo participou do lançamento da campanha “Acessibilidade Universal: Pilar e ponte para os Direitos Humanos e para o Desenvolvimento Sustentável”, que ocorreu paralelamente a 13ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, na última segunda (30). Por meio da articulação da equipe internacional da Prefeitura, a capital paulista foi representada pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquato.

O evento online foi organizado pelo Enviado Especial do Secretariado Geral das Nações Unidas sobre Pessoas com Deficiência e Acessibilidade, com apoio da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Com o objetivo de compartilhar as iniciativas que fortalecem os direitos humanos nas cidades e fomentam um desenvolvimento mais justo, a videoconferência sobre a campanha buscou sensibilizar a população sobre a acessibilidade universal como um fator importante para o cumprimento dos direitos humanos.

Durante o encontro, o representante da cidade de São Paulo apresentou as ações desenvolvidas no município para alcançar a acessibilidade universal e a localização dos direitos humanos. A sessão contou também com a participação da secretária-geral das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Emilia Saiz, do presidente da organização World Enable, Victor Pineda, e do diretor do programa World Blind Union, Hannes Juhlin Lagrelius.

A acessibilidade está presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, no 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que diz respeito à inclusão, segurança, resiliência e sustentabilidade nas cidades e assentamentos humanos. Além disso, a acessibilidade tem sido considerada um elemento fundamental para aprofundar a democracia.