Notícias

Cidade Linda tem programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Além das ações de zeladoria, haverá participação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania orientando mulheres vítimas de violência

De Secretaria Especial de Comunicação

Atualizada em 10/03/2018 as 17h20

O prefeito João Doria participou neste sábado (10), do início dos serviços de zeladoria da 59ª edição do programa SP Cidade Linda, no Jabaquara, 
na Zona Sul. A edição contou com serviços especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido nesta semanaA Diretoria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, levou o Ônibus Lilás, para atender mulheres vítimas de violência.

“Esta é uma operação das mais bonitas que eu já participei, coordenada pela prefeita regional do Jabaquara, Fátima Marques, hoje dedicada às mulheres, com todos os movimentos aqui protagonizados por elas. Lançamos aqui também o ônibus da mulher, que tem a mesma função e a mesma responsabilidade da Casa da Mulher Brasileira, cuja propriedade já foi entregue à Prefeitura, pelo Governo Federal, em cerimônia realizada ontem, para fazer a defesa das mulheres vítimas de violência”, afirmou o prefeito.

ônibus é uma doação do programa federal “Mulher Sem Violência” ao Programa de Atendimento Itinerante, da Prefeitura de São Paulo. O veículo teve, durante o Cidade Linda, uma assistente social, uma psicóloga, uma coordenadora e também agentes de saúde. Por meio destes serviços, será possível proporcionar uma orientação adequada e humanizada. 

Também durante o evento houve uma guarnição da Guarda Civil Metropolitana denominada Guardiã Maria da Penha que deu apoio e suporte durante o atendimento. Após o Cidade Linda, o ônibus seguirá, no dia 12, para a Rua dos Comerciários, nº 100 – ao lado do Terminal do Jabaquara – onde permanecerá até o dia 23 de março. 

Para cada caso atendido será dado o encaminhamento adequado para os serviços da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher que existem no município: hospitais, Instituto Médico-Legal, Delegacia da Mulher ou delegacia comum, atendimento psicossocial, Ministério Público e Defensoria Pública. Também existe a possibilidade de um imediato acompanhamento a uma delegacia, caso os profissionais presentes julguem necessário.


Zeladoria
Durante uma semana, os trabalhos de zeladoria estarão concentrados na Rua Soares de AvellarAs ações contarão com 128 funcionários em 32 frentes de serviço, como pintura de faixas de pedestres, poda de árvores, roçagem e operação tapa-buracos. Haverá a instalação de novas lixeiras, sendo quatro do tipo tulipas e 30 papeleiras normais.

Para melhorar a drenagem na região, será feita limpeza de bocas de lobo. Cerca de 700 metros do passeio da Rua Soares de Avellar foram requalificados por meio do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas. Esta iniciativa tem a finalidade de recuperar as calçadas e ampliar a acessibilidade. 

O Departamento de Iluminação Pública (ILUME) já vistoriou a região para fazer manutenção necessária e implantar melhorias. A iluminação da praça, localizada entre a Rua Soares de Avellar e a Avenida Afonso d’Escragnolle Taunay, foi requalificada. Ela é composta de 21  postes com 45 luminárias, sendo 41 para iluminação para pedestres  (pedonais) com lâmpadas de 150 Watts e quatro de 250 Watts. Na Avenida Jabaquara,  foi feita a  manutenção da rede de iluminação pública, lavagem e limpeza em  todas as  luminárias da via, que conta um  total de 445 postes, 450 luminárias de via e 440 luminárias decalçadas/pedestres.

Atendendo uma reivindicação dos moradores da região, também foi inaugurada a pista de cooper da Rua Soares de Avellar, com mais de 1.200 metros de passeio para incentivar a prática de caminhadas e corridas. O local recebeu também novas luminárias para proporcionar maior segurança aos frequentadores.

“Eu também queria destacar a recuperação desta praça, que devemos buscar um bom nome para ela, que era um espaço abandonado. Ela foi resgatada, vários moradores daqui do Jabaquara vieram nos agradecer, lamentavelmente antes era um ponto de consumo de drogas e depósito de lixo e hoje é uma ampla praça, com 1.200 metros quadrados, já com parte da sua estrutura de exercícios pronta”, disse Doria. Até o final de março o local ainda deve receber equipamentos de ginástica e um playground.

Carteiras de trabalho
A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo esteve no Cidade Linda com o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATe), oferecendo emissão de carteiras de trabalho, bem como oficinas de orientação, e ainda a indicação de vagas de emprego. Ao longo da semana, serão realizadas atividades de empreendedorismo como a comercialização de produtos de artesanato e de itens alimentícios de empreendedores da região. 

Doutor Saúde
A carreta do Doutor Saúde distribuiu senhas para atendimento a partir das 9h. Homens e mulheres foram atendidos gratuitamente pelo Programa Médico Preventivo, que realiza exames de glicemia e colesterol, além de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), para diagnosticar riscos cardíacos. Durante o atendimento, também foi realizado o exame “Sure Touch”, que faz rastreamento de alterações no tecido das mamas. Trata-se de um equipamento portátil, operado por um profissional de saúde. O Doutor Saúde é uma iniciativa em parceria com o CIES Global, para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades médicas.

Cinema Itinerante
A carreta de cinema itinerante, viabilizada por meio de uma parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município, contou com uma programação especial para as crianças da região. Foram exibidos os filmes:

9h: Pets – A Vida Secreta dos Bichos
11h: O Bom Gigante Amigo
12h30: Mogli – O Menino Lobo
15h: Kubo e as Cordas Mágicas

Agita Cohab
Junto com o Cidade Linda, a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) realizou mais uma edição do Agita Cohab. Dois estandes foram montados para orientar e esclarecer dúvidas dos moradores da região. 

Asfalto Novo
O prefeito finalizou a visita à região com a entrega da primeira fase do recapeamento da Avenida Jabaquara, já na área da Prefeitura Regional da Vila Mariana. As iniciativas fazem parte do programa Asfalto Novo. As obras contemplaram uma área de 77.500 mil metros quadrados, em uma extensão de 3.100 kmcom 90% dos trabalhos previstos já concluídos.

O programa Asfalto Novo investe, desde novembro do ano passado, R$ 550 milhões para recapear mais de 400 km de ruas e avenidas em todas as regiões de São Paulo. Deste total, R$ 310 milhões são do dinheiro arrecadado com multas de trânsito. É a primeira vez que este recurso é investido na melhoria da qualidade do asfalto da cidade.  


Vídeos

Plano de combate ao mosquito Aedes Aegypti