Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 | Horário: 22:12

Cidade de São Paulo terá inédito Programa de Incentivos às Filmagens

Objetivo é atrair produções audiovisuais internacionais e brasileiras de alta projeção e impacto mundial
758716-43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Durante a Sessão de Gala da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibiu nesta sexta-feira (18) o filme “A Vida Invisível”, o prefeito Bruno Covas anunciou o Programa de Incentivos às Filmagens da Cidade de São Paulo. A iniciativa será a primeira política de incentivo a atração de filmagens internacionais feita no Brasil.

“Apostar no audiovisual é apostar na geração de emprego e renda. É apostar em uma das vocações da cidade de São Paulo que é a economia criativa”, disse Covas. Ele informou ainda que a previsão orçamentária do próximo ano prevê o dobro de recursos para incentivo à cultura.

As leis de incentivo a filmagens internacionais são uma realidade global e funcionam como uma poderosa ferramenta de atração de turismo, investimentos e geração de empregos no setor audiovisual ao redor do mundo. Atualmente, 99 localidades no mundo (entre cidades, estados e países) utilizam algum mecanismo de incentivo às filmagens.

O programa será instituído no âmbito da política de atração de turismo da cidade e é destinado a atrair produções audiovisuais internacionais e brasileira de alta projeção e impacto mundial, para que a cidade de São Paulo seja usada como cenário. Além de ser uma ação de promoção de turismo da cidade, o programa também projetará a imagem de São Paulo internacionalmente, atraindo turistas, além de ter um impacto direto na geração de empregos e atração de investimentos.

O programa financiará produções estrangeiras de longas, séries, TV, documentário, animação e realidade virtual, produções brasileiras de grande potencial de impacto internacional e publicidades internacionais.

O Decreto, que estabelecerá as características do programa será lançado até a primeira semana de dezembro.

Lançamento Internacional do programa

O lançamento internacional será no Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires – Ventana Sur, no mês de dezembro. Assim, a cidade terá um estande para divulgar suas políticas audiovisuais, atrair produções internacionais e promover investimentos na cidade.