Sexta-feira, 26 de Maio de 2023

Cidade de São Paulo tem manhã com sol forte, céu claro e rápida elevação da temperatura

Máxima prevista 27ºC

A manhã desta sexta-feira (26) apresenta sol forte e céu claro na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 14,7°C. A mínima absoluta, 10,0°C, foi registrada na região de Parelheiros, no extremo da zona sul.

A presença do bloqueio atmosférico, massa de ar seco que está persistindo sobre o centro do Brasil, vai garantir mais um dia ensolarado e sem chuva na Grande São Paulo. Por conta disso, a temperatura apresenta rápida elevação, e em contrapartida, os índices de umidade apresentam declínio. Hoje a máxima alcança os 27°C, e os menores índices de umidade se aproximam dos 30%.

Os dados do CGE apontam que maio de 2023 acumulou até o momento 11,1mm de chuva, o que corresponde a apenas 20% da média do mês, que é de 55,5mm. Foram 6 dias de chuva contra a média de 11 dias que normalmente chove nesse mês. Com pouca chuva e muitos dias ensolarados, as temperaturas máximas permanecem 1,2°C acima da média que é de 23,5°C. Já a média das mínimas do mês está em 14,4°C, dentro do esperado que é de 14,5°C. A combinação de falta de chuva e ar muito seco dificulta a dispersão dos poluentes, prejudicando a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O sábado (27) será ensolarado e com temperatura acima da média para a época do ano. Além disso, o ar seco vai provocar baixos índices de umidade, especialmente entre o fim da manhã e o meio da tarde. Os termômetros oscilam entre a mínima de 14°C e a máxima de 27°C. Os menores percentuais de umidade se aproximam dos 30%.

O domingo (28) começa com variação de nuvens e aberturas de sol. Os termômetros oscilam entre 15°C e 24°C. Entre o fim da tarde e a noite, a propagação de uma frente fria de fraca atividade ao largo do litoral paulista favorece o aumento de nebulosidade e os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai provocar a queda da temperatura. Há potencial para chuva leve em pontos isolados e garoa ocasional.