Notícia na íntegra

Quarta-feira, 5 de Maio de 2021 | Horário: 18:47

Cidade de São Paulo destaca consolidação da mobilidade ativa em webinar internacional do Maio Amarelo

Evento contou com a participação do prefeito em exercício, Ricardo Nunes, do secretário de Mobilidade e Transportes, Levi Oliveira, além dos subsecretários de Mobilidade de Bogotá e Buenos Aires

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, destacou consolidação da mobilidade ativa na cidade durante o primeiro webinar internacional da série “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”, que marca o movimento Maio Amarelo de 2021, realizado nesta quarta-feira 5 de maio.

O painel virtual foi aberto pelo prefeito em exercício, Ricardo Nunes, que ressaltou o envolvimento da Prefeitura com o Maio Amarelo e suas ações para aumentar a segurança viária, incentivar o uso do transporte público e promover a mobilidade ativa. Além disso, reforçou as medidas adotadas para aumentar a segurança de pedestres e ciclistas.

“Nosso plano cicloviário ampliou em 177 km de novas conexões e recuperamos 281 km de estrutura cicloviária já existente”, disse Ricardo Nunes, que reforçou também que a Prefeitura vai ampliar a malha. “O nosso Plano de Metas para os próximos 4 anos prevê a construção de outros 300 km de novas estruturas cicloviárias na cidade de São Paulo.” Ele também destacou a preocupação da Prefeitura com os pedestres, com a reforma de 1,9 milhão de metros quadrados de calçadas nos últimos quatro anos com recursos do munícipio.

Participaram do debate o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Levi dos Santos Oliveira; o subsecretário de Política de Movilidad de Bogotá, Juan Esteban Martínez Ruiz; e a subsecretária de Planificación de la Movilidad de Buenos Aires, Lucila Capelli.

Ao expor como São Paulo está trabalhando para reduzir as mortes no trânsito e encarar os novos desafios de mobilidade impostos pela pandemia, o secretário Levi Oliveira revelou que a cidade consolidou a agenda da mobilidade ativa, incentivando o uso da bicicleta em trajetos curtos e longos ou fazendo conexões com outros modais.

“Por orientação do prefeito Bruno Covas, a cidade de São Paulo consolidou a agenda da mobilidade ativa, em uma condição de incentivar o uso de bicicleta. Entendemos que é um meio de locomoção viável, seguro e acessível para toda população, seja em trajetos curtos ou longos, ou ainda para fazer as conexões com as estações de trens, metrô e os terminais de ônibus, sendo que os 31 terminais de ônibus já estão equipados com bicicletários”, disse Levi.

Juan Esteban Martínez Ruiz revelou que os desafios para o transporte público em Bogotá durante a pandemia incluem o incentivo ao uso de bicicletas e a construção da primeira linha de metrô, além da aquisição de ônibus elétricos a partir de 2022.

Na mesma linha, a Lucila Capelli mostrou os desafios de Buenos Aires para incentivar a mobilidade ativa e que boa parte das estruturas instaladas provisoriamente para pedestres e ciclistas tendem a se tornar permanentes e que houve uma grande adesão, principalmente de mulheres, ao uso de bicicletas.

Webinars
Os encontros virtuais fazem parte das ações do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito. O objetivo é promover o debate de temas relevantes ligados à mobilidade urbana. Os webinars serão sempre às quartas-feiras, das 10h às 11h30, por meio da plataforma Zoom, e contarão com intérpretes de Libras.

O segundo encontro abordará a mobilidade ativa como instrumento de compartilhamento do espaço urbano e prevenção de doenças, com representantes do World Resources Institute (WRI, na sigla em inglês) e da Global Designing Cities Initiative da National Association of Cities Transportation Officials, dos EUA, (NACTO/GDCI, também na sigla em inglês), além de representantes da Prefeitura de São Paulo que falarão sobre o Manual de Desenho Urbano da cidade e o Plano Cicloviário. São Paulo já tem a maior rede cicloviária do país, com 681 quilômetros.

O terceiro webinar terá como foco as chamadas Áreas 30 ou de Trânsito Calmo e será realizado durante a Semana Mundial de Segurança Viária das Organizações das Nações Unidas (ONU), que defende limites de 30 km/h como norma em vias onde há grande circulação de pessoas e de carros. Os convidados do painel são integrantes da OPAS/OMS, Banco Mundial, WRI e da Prefeitura de São Paulo.

Já no último painel o assunto é "Gênero, segurança e mobilidade" e a conversa será entre a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representantes do Banco Mundial, da ONG Think Olga e da gestão municipal.

O tema do Maio Amarelo 2021 na Prefeitura é “Respeito e Cuidado Salvam Vidas” e, além dos webinars, estão previstas ações como posts em redes sociais, campanhas educativas, entre outras.

Confira a seguir a programação completa dos webinars:

12 de maio, das 10h às 11h30 - Mobilidade Ativa como instrumento de compartilhamento do espaço urbano e prevenção de doenças
- Diretora executiva do programa de Mobilidade Urbana do WRI, Claudia Adriazola.
- Coordenador de programas da NACTO-GDCI, Eduardo Pompeo.
- Secretária-executiva de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Elisabete França.
- Coordenador do Plano Cicloviário (CET), Edenir Simões.
Mediação: Hannah Machado (Coordenadora de Projetos da Vital Strategies)
Link para participação: https://vitalstrategies.zoom.us/j/92542300211?pwd=RmdGYVIzL1JKYlIwOTY0bGdQOFVBdz09

19 de maio, das 10h às 11h30 - Áreas 30 ou de Trânsito Calmo para reimaginar a cidade
- Assessor da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, DNTs e Saúde Mental da OPAS/OMS, Victor Pavarino.
- Especialista em transportes do Banco Mundial, Juan Miguel.
- Consultor sênior em Mobilidade Urbana do WRI, Sérgio Avelleda.
- Chefe da assessoria técnica da SMT, Maria Teresa Diniz.

Mediação: Dante Rosado (Coord. Nacional do programa de Segurança Viária da Vital Strategies)
Link para participação: https://vitalstrategies.zoom.us/j/92542300211?pwd=RmdGYVIzL1JKYlIwOTY0bGdQOFVBdz09


26 de maio, das 10h às 11h30 - Gênero, segurança e mobilidade
- Secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de SP, Silvia Grecco.
- Pesquisadora em Mobilidade Urbana do Banco Mundial, Hayde Svab.
- Assistente de Inovação do Think Olga, Laura Samili da Silva.
- Coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana, Luciana Durand.

Mediação: Beatriz Rodrigues (Coord. de Desenho Urbano na Vital Strategies)
Link para participação:
https://vitalstrategies.zoom.us/j/92542300211?pwd=RmdGYVIzL1JKYlIwOTY0bGdQOFVBdz09

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, realizou pela primeira vez ações do Movimento na cidade.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Maio Amarelo 2021 contará com uma programação on-line, voltada para educação e discussão de temas relevantes à mobilidade e segurança viária.

Veja a programação completa no site www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn