Terça-feira, 2 de Março de 2021 | Horário: 16:03

Cidade de São Paulo adere ao programa Prefeito Amigo da Criança

Iniciativa da Fundação Abrinq auxilia municípios a implementar ações para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou nesta terça-feira (02) o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, iniciativa da Fundação Abrinq que há mais de 20 anos mobiliza e dá apoio técnico aos municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Durante a nova gestão municipal, o programa irá oferecer subsídios técnicos e recomendações que possibilitem o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção e consolidação de políticas públicas e sociais voltadas a este público.

A adesão ao programa é gratuita, voluntária e não imputa aos prefeitos qualquer compromisso jurídico. O Programa Prefeito Amigo da Criança, que está em sua 7ª edição, ainda reforça prerrogativas democráticas como a participação social, a transparência e a articulação entre poder público e sociedade civil.

“Precisamos de engajamento de toda a sociedade para garantir um futuro melhor para as próximas gerações e esse programa da Fundação Abrinq é um exemplo que precisa ser apoiado e multiplicado por todos nós, poder público, entidades civis e iniciativa privada. Quero agradecer pela parceria com a cidade de São Paulo. O selo da Abrinq é importante na hora do consumidor escolher", afirmou o prefeito da cidade, Bruno Covas.

Ao final da gestão, os resultados obtidos são avaliados de forma técnica e política, concedendo aos municípios que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas o reconhecimento pleno de Prefeitos Amigos da Criança.

“Queremos mostrar para a sociedade a importância de se fazer presente na vida das crianças e dos adolescentes. Com essa adesão o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sinaliza que irá priorizar esta pauta em seu governo e, principalmente, se compromete em garantir um futuro melhor para essa faixa etária”, afirmou o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa.

Todos os prefeitos do Brasil estão convidados a conhecerem a Fundação Abrinq e aderirem ao Programa Prefeito Amigo da Criança por meio do site: www.prefeitopresente.org.br. Desde 1996, 78% dos municípios brasileiros já passaram pelo programa e todos os prefeitos que se dedicaram, acumularam melhorias significativas em suas gestões.

“É um passo importante para a cidade, que segue na busca pelo desenvolvimento e adoção de boas práticas para a garantia dos direitos das crianças”, afirmou Claudia Carletto, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

A titular da pasta, que é responsável pela coordenação de políticas públicas no município, ressalta a importância do envolvimento da sociedade na proteção da infância. As denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes na capital paulista podem ser feitas pelos telefones dos 52 conselhos tutelares do município, ou através do 156.

Sobre a Fundação Abrinq

Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.