Notícia na íntegra

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 | Horário: 18:52

Cidade conta com nove coworkings públicos para os empreendedores da periferia

O Teia, coworking gratuito da Prefeitura, expandiu sua rede, chegando agora a todas as regiões da capital

Com a inauguração do Teia Itaquera, em 27 de novembro, a Prefeitura chegou à marca de nove Teias instalados na capital. O projeto, iniciado em maio de 2019 e desenvolvido pela Ade Sampa, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, busca ampliar o acesso a oportunidades de geração de renda em regiões periféricas, oferecendo a infraestrutura de um coworking com atividades de qualificação e mentorias para quem deseja alavancar seu próprio negócio.Também promove a criação da rede de relacionamento entre os empreendedores locais para fortalecimento do networking e apoio em cada comunidade. 

A rede de espaços colaborativos de trabalho conta com unidades em todas as regiões da capital, que buscam promover vocações específicas em cada local ao focar em temáticas como moda, economia criativa, agricultura, entre outros. Apenas no ano passado, que até então contava com instalações em Taipas, Cidade Tiradentes, Centro e Santo Amaro, mais de 3.400 empreendedores utilizaram o Teia. 
 
Neste ano, a Prefeitura entregou novos espaços em Parelheiros, Jardim Edite, Heliópolis, Butantã e Itaquera, seguindo o padrão de infraestrutura ao oferecer postos de trabalho com desktop; mesas adaptadas para acesso com notebook; ambiente de descompressão e internet wi-fi. Cada espaço conta também com uma entidade gestora de atuação territorial que promove a realização de cursos, palestras, workshops e mentorias de qualificação empreendedora. 
 
Em função da paralisação do atendimento presencial devido à pandemia do coronavírus, desde abril a Ade Sampa realiza em sua página do facebook palestras e workshops no projeto “Teia on-line”, abordando assuntos que envolvem o mundo empreendedor e a gestão de negócios inseridos em comunidades, como financiamento coletivo, economia solidária, transformação social, afroempreendedorismo e ferramentas de organização empreendedora. Mais de 12 mil pessoas assistiram às lives promovidas pela ação, que continua ativa no perfil da entidade.
 
Com a retomada gradual da economia, os espaços estão atuando com horários reduzidos e seguindo as devidas recomendações de protocolo sanitário. Exceto pela unidade no Centro, que continua com o expediente suspenso, os demais Teias funcionam por meio de link para seguir as medidas segurança de combate ao coronavírusl. 
 
Confira o funcionamento de cada unidade e mais detalhes sobre sua atuação: 
 
Teia Butantã
Instalado no Cresan Butantã - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, outro equipamento pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o espaço é voltado para ações empreendedoras no setor da gastronomia.
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentoteiabutanta 
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia, São Paulo - Zona oeste
 
Teia Jardim Edite
O espaço está instalado na Cozinha Escola Jardim Edite, oferecendo palestras e oficinas de empreendedorismo também com foco em gastronomia. 
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamento-teia-edite
Endereço: R. Charles Coulomb, 120 – Cidade Monções, São Paulo - Zona Sul
 
Teia Santo Amaro
Este é o primeiro coworking público voltado especificamente para o empreendedorismo feminino e artesanato. Está instalado no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro. 
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentosantoamaro
Endereço: Praça Salim Farah Maluf, s/n - Santo Amaro, São Paulo - Zona Sul
 
Teia Parelheiros
Com foco no setor da agricultura e ecoturismo, o Teia Parelheiros está localizado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia.
Funcionamento de segunda a sexta, das 09h às 13h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentoteiaparelheiros
Endereço: Estrada da Colonia, 2.500 – Jardim Novo Parelheiros, São Paulo - Zona sul
 
Teia Heliópolis 
O espaço é voltado, principalmente, para o empreendedorismo jovem. Com incentivo a projetos de música, rádio, podcast, audiovisual, economia criativa e influência digital por meio de criação de vídeos sobre e para a comunidade local.
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentoteiaheliopolis
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385 (CEU Heliópolis) - Zona sul
 
Teia Cidade Tiradentes
O espaço oferece palestras e oficinas de empreendedorismo voltadas para o setor da moda e está instalado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h via agendamento pelo link http://bit.ly/agendamentocidadetiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 – Cidade Tiradentes, São Paulo - Zona leste
 
Teia Itaquera
A unidade está localizada a seis minutos do metrô Itaquera e instalado dentro da Subprefeitura de Itaquera, oferecendo eventos de networking, mentorias e qualificação. 
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h via agendamento pelo link https://bit.ly/agendamentoteiaitaquera
Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851 - Itaquera, São Paulo - Zona leste
 
Teia Taipas
A primeira unidade inaugurada do Teia está localizada dentro da Biblioteca Érico Veríssimo e atende os empreendedores da zona norte.
Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 15h, via agendamento pelo whatsapp (11) 97428-5893 e pelo e-mail teiataipas@gmail.com
Endereço: Rua Diógenes Dourado, 101 – Cohab, São Paulo - Zona norte
 
Teia Centro
O expediente do local ainda está suspenso, porém, esta unidade é voltada para o empreendedorismo no setor cultural e da economia criativa. Está instalado na Hemeroteca Mário de Andrade. 
Endereço: Rua Dr. Braulio Gomes, 125 - Centro, São Paulo
 
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn