Terça-feira, 11 de Junho de 2019

Cidade avança na carreira pública de tecnologia

Horário: 00:00
Desde 2017, mais de trinta servidores qualificados na área de tecnologia ingressaram na Prefeitura por meio de concurso. Iniciativa faz parte de um conjunto de ações que busca melhorar desenvolvimento tecnológico em todo serviço público municipal

Desde novembro de 2018, dez servidores, aprovados em concurso público, foram nomeados para colaborar com o desenvolvimento da gestão estratégica da tecnologia na Prefeitura de São Paulo. Em dois anos, quarenta servidores Analistas de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (APDO-TIC) ingressaram na administração municipal.

“O objetivo é aumentar a capacidade da Prefeitura de prover respostas adequadas às demandas das cidadãs e dos cidadãos e preparar as estruturas administrativas para prestar serviços de maneira mais eficiente e eficaz”, afirma Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Dentre os desafios contemporâneos do poder público, estão as diversas dificuldades enfrentadas na área de tecnologia relacionadas à falta de recursos humanos capacitados, ao descompasso gerado pela rápida evolução do mercado privado de tecnologia e suas remunerações, à falta de estrutura adequada e de sistematização da governança.

Para iniciar a superação desse cenário, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia tem atuado em diversas frentes, além da contratação de servidores especializados, como a estruturação de um sistema de governança e investimento em infraestrutura tecnológica

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Paulo elaborou um Plano Estratégico de TIC com diversas metas relacionadas a garantir a maturidade tecnológica da Prefeitura, ou seja, garantir que todos os órgãos e autarquias evoluam em infraestrutura, capacidades e gestão, de forma homogênea e organizada – solucionando disparidades regionais e administrativas ao atualizar o parque tecnológico, garantir capacitações frequentes e oferecer mão de obra altamente qualificada na área de TIC.

Com o projeto “Prefeitura Digital”, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia investiu na atualização de boa parte da infraestrutura digital das subprefeituras com foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores e na elevação da qualidade do atendimento ao cidadão. Foram destinados mais de vinte computadores novos por subprefeitura aliado ao aumento da velocidade dos links de acesso à rede interna e à internet, saindo de 8MB para 50MB. As regionais receberam ainda novos scanners para garantir a entrada de processos eletrônicos, dando fim ao uso de papel, economizando recursos e protegendo o meio ambiente. Mais de cinquenta servidores foram capacitados na área de TI, inclusive com possibilidade de obter importantes certificações de mercado, garantindo autonomia na resolução de problemas técnicos e melhor funcionamento das subprefeituras.

Processo de integração
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, responsável pela gestão da carreira desses analistas, promove a participação de todos em 80 horas de atividades com o objetivo de conhecer a realidade da Administração Pública Municipal. Isso se dá por meio de visitas a diversas Secretarias e equipamentos públicos, palestras sobre Governança de TI, Gestão de Projetos, Integração de dados, Inovação e debates sobre temas transversais e de inclusão: gênero, raça, LGBTI, acessibilidade e ética.

No último processo de Integração, que ocorreu ao longo do mês de abril, os/as Analistas fizeram visitas aos seguintes equipamentos públicos: UBS República, Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas, Centro de Referência da Mulher 25 de Março, Instituto UMAPAZ, Descomplica SP Campo Limpo, DigiLab Campo Limpo, MobiLab, CEU Heliópolis e FabLab Heliópolis; também visitaram as Secretarias da Fazenda, de Gestão, de Habitação, de Desenvolvimento Urbano, de Licenciamento, da Educação, do Verde e Meio Ambiente e a Prodam. Além das visitas, participaram de 12 palestras/debates sobre temáticas técnicas e transversais, em que puderam ter contato com 57 palestrantes e instrutores externos e internos à Prefeitura.

Sobre a carreira APDO-TIC
A criação da carreira de Analistas de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional (APDO) com a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação tem por objetivo contratar por meio de concurso público profissionais com formação em cursos superiores de graduação na área de tecnologia da informação e comunicação, com atribuições que incluem:

• Planejar, supervisionar, coordenar e controlar os recursos de tecnologia da informação e comunicação relativos ao funcionamento da administração pública municipal;
  • Especificar e apoiar a formulação e acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação e comunicação;
  • Executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas;
  • Especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos sistemas de tecnologia da informação e comunicação;
  • Gerenciar a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados;
  • Organizar, manter e auditar o armazenamento, administração e acesso às bases de dados;
  • Desenvolver, implementar, executar e supervisionar atividades relacionadas aos processos de configuração, segurança, conectividade, serviços compartilhados e adequações da infraestrutura da informática.