Sexta-feira, 7 de Abril de 2017 | Horário: 15:01

Ciclovia da Eliseu de Almeida é revitalizada após SP Cidade Linda

Operação recolheu 6 toneladas de lixo e entulho da via e fez a manutenção em 40.210 metros quadrados de áreas ajardinadas
1249092-

A 14ª etapa do programa SP Cidade Linda fez uma ação especial de renovação na ciclovia da Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, na Zona Oeste. Desde o último sábado (1º), os serviços de zeladoria foram intensificados ao longo dos 5,2 quilômetros de extensão das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara. As empresas de coleta recolheram 6 toneladas de entulho e lixo.

Com 5,3 km de extensão, a ciclovia sai da estação Butantã do Metrô, em um percurso de 600 m até chegar à Eliseu de Almeida. A via para ciclistas também recebeu nova iluminação no canteiro central, contemplando um trecho de 4,7 km (quase 89% da obra), que inicia no canteiro central da Eliseu, segue pela avenida Pirajussara e vai até a esquina com a Intercontinental, no limite de Taboão da Serra. O Departamento de Iluminação Pública instalou ao longo do trajeto 90 postes de iluminação com 5 metros de altura.

A ciclovia, considerada uma das mais movimentadas da cidade, ganhou também novo paisagismo. Além do canteiro central, o programa revitalizou a Praça Benedito Machado com serviços de jardinagem. O verde da avenida passou por manutenção completa, abrangendo um total de 40.210 metros quadrados de áreas ajardinadas.

No total, sete equipes trabalharam no corte de grama e outras seis equipes na poda e remoção de árvores. Foram plantadas na ciclovia e ao longo da avenida 1.367 mudas de plantas ornamentais e de árvores. Com a ajuda da concessionária AES Eletropaulo, 142 árvores foram podadas e seis removidas.

Ao longo da avenida, foram registrados 98 pontos viciados de descarte irregular de lixo. Por isso, foi realizada uma ação de conscientização ambiental com a população, com orientações sobre acondicionamento e destinação de resíduos. Também foram instaladas 10 lixeiras do modelo especial, feitas de ferro galvanizado.

A drenagem das avenidas também passou por melhorias, com a limpeza de 180 bueiros, bocas de lobo e bocas de leão, além dos serviços de seis caminhões para limpeza mecanizada em 490 metros de galerias, que atingiu 52 bocas de lobo. Foram trocadas 102 tampas de bocas de lobo e 52 guias chapéu.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez a troca de 39 placas de trânsito e renovou 1.039 metros quadrados de sinalização horizontal. Os 22 pontos de ônibus das avenidas também passaram por limpeza e recuperação. Durante toda a semana o trânsito da região foi monitorado por 45 agentes e 44 viaturas.

Para conservar o asfalto, o serviço de tapa-buraco fresou 177 metros quadrados e utilizou 21,24 toneladas de massa asfáltica. Onze buracos foram tapados. Para melhorar as condições aos pedestres que transitam pela avenida, houve a conservação de 14 metros quadrados de calçadas, 176 metros de guias e 493 metros de sarjetas passaram por reparos.

A operação, que contou com 24 atividades diferentes, foi realizada por uma equipe de 737 pessoas, que contaram com 146 veículos e equipamentos. Toda ação foi acompanhada pelas equipes de assistência social, que intensificam os trabalhos de acolhimento.

SP Cidade Linda
Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

Além da Eliseu de Almeida a ação já revitalizou as avenidas Marechal Tito, Cruzeiro do Sul, Rubem Berta, Belmira Marin, Inajar de Souza, São Luís / Ipiranga, Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho, Paulista e o centro histórico. A próxima ação está programada para acontecer a partir de 8 de abril na Avenida Celso Garcia.

Próximas ações:
8 de abril - Avenida Celso Garcia