Notícia na íntegra

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Chuva forte deixou parte da capital em atenção neste domingo

Horário: 00:00
Agentes da Defesa Civil, CET e das Prefeituras Regionais trabalham desde ontem para minimizar os transtornos

Os temporais que atingiram a cidade de São Paulo neste domingo (21) fizeram com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretasse estado de atenção para alagamentos em parte da cidade. Os agentes da Defesa Civil, CET e das Prefeituras Regionais estão mobilizados, desde ontem, para minimizar os transtornos ocasionados pela chuva com a desobstrução de vias e vistoria de áreas de inundação e locais que podem oferecer risco aos munícipes. A Defesa Civil atendeu mais de 160 ocorrências em menos de 24 horas.

O estado de atenção, que é acionado para que as equipes responsáveis pela segurança e manutenção se mobilizem para diminuir os transtornos na cidade, foi decretado às 16h07 na Zona Leste da cidade e, às 16h45, entraram também as zonas Oeste, Sudeste, Central, além das marginais Pinheiros e Tietê. Às 18h13, toda a cidade retornou ao estado de observação.

A tempestade se formou pela combinação de temperaturas elevadas e a chegada da brisa marítima, que acelerou o movimento de convecção. A temperatura média máxima registrada foi de 31,5ºC e a absoluta ocorreu no bairro de Pinheiros, com 33,7ºC. O deslocamento quase nulo das precipitações favoreceu significativamente para as ocorrências de alagamentos intransitáveis e transbordamento.

Itaim Paulista
O transbordamento do Córrego Lajeado, na altura da Rua Manuel Barbalho de Lima,em Itaim Paulista, na Zona Leste, deixou a região em estado de alerta das 17h às 17h40. No sábado (20), o mesmo córrego já havia transbordado.

As equipes da Prefeitura Regional de Itaim Paulista trabalham nos serviços de limpeza, manutenção e de contenção das margens do córrego. Boa parte do trecho, que se estende pela Rua Manuel Barbalho de Lima (entre a Avenida Marechal Tito e a Rua Celso Barbosa de Lima), já foi contemplado. O investimento ali é de R$ 1.208.473,79.

Pinheiros/Vila Madalena
No lado oposto da cidade, na Zona Oeste, o maior impacto da chuva ocorreu sobre as regiões de Pinheiros e Vila Madalena, com ruas alagadas e muitas quedas de árvores sobre vias de tráfego intenso, casas e carros.

Nesta região, choveu em apenas 1h10 cerca de 68 mm no ponto de medição que fica na continuação da Avenida das Corujas,em Pinheiros. O valor corresponde a 26% de toda a chuva prevista para o mês de janeiro, que é de 261,7mm (média histórica do CGE para janeiro).

O caso mais grave registrado foi de um deslizamento de terra na Rua Paulistania, no Alto de Pinheiros, que atingiu um imóvel particular com duas residências. A casa que desabou foi a dos fundos. O local foi interditado por segurança e engenheiros farão uma vistoria para definir as providências necessárias.

As ações de zeladoria foram reforçadas em toda a região.

Pontos de alagamentos:
Foram registrados 10 pontos de alagamentos, sendo 6 transitáveis e 4 intransitáveis. Os seis pontos transitáveis registrados foram todos na Zona Oeste, sendo três deles na Avenida Rebouças (nos cruzamentos com as avenidas Pedroso de Morais, Brigadeiro Faria Lima e com a Rua Cônego Eugênio Leite), além da Marginal Pinheiros (altura da Ponte Cidade Universitária), na Avenida Marquês de São Vicente (altura da Praça Pascoal Martins) e no Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello.

Dois intransitáveis foram registrados no Túnel Papa João Paulo II e na Praça da Bandeira, no Centro, e na Zona Leste os pontos intransitáveis foram na Rua Manuel Barbalho de Lima e na Avenida Águia e Haia.

Queda de árvores:
A Defesa Civil registrou no domingo (21), em toda a cidade, 62 quedas de árvores e quatro quedas de galhos. Na manhã desta segunda-feira (22), foram registradas 11 quedas de árvores e de um galho.

Em 2017, a Prefeitura intensificou os serviços de poda com a realização de 95.614 (foram 89.758 em 2016). Os agentes também atenderam 55.471 solicitações recebidas pelo Canal SP 156, parte represada de anos anteriores. 

A Prefeitura ainda firmou um convênio inédito com a AES Eletropaulo para mais de 200 mil podas de árvores em áreas próximas à fiação elétrica em 2018. Na última semana, foram iniciados os processos para a contratação de cerca de 100 novas equipes de zeladoria, processo que estava parado havia mais de um ano.

Semáforos:
Por volta das 9h desta segunda-feira (22), cerca de 20 semáforos da cidade estavam inoperantes por problemas em controladores, falta de energia ou de sincronização, rompimento de fios e cabos, vandalismo ou abalroamento. Atualmente a CET conta com 6.399 cruzamentos semafóricos.

Em outubro do ano passado, a Prefeitura iniciou as ações do programa Semáforo Expresso, que conta com eletricistas em motos para atender e solucionar as ocorrências mais simples de problemas em semáforos nos cruzamentos de vias da capital. A ação conta com cinco motos da equipe de sinalização e 20 motocicletas da equipe de Operação Estratégica que partem de bases da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e das Gerências de Engenharia de Tráfego espalhadas por todas as regiões da cidade.

Previsão para os próximos dias:
A segunda-feira começou abafada com variação de nebulosidade, chuvas em pontos isolados e termômetros oscilando em torno dos 20,1ºC na Grande São Paulo. De acordo com as estações meteorológicas do CGE as menores temperaturas foram 18ºC na Capela do Socorro e 18,6ºC em São Mateus.

No decorrer do dia o sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 32ºC. O calor e a chegada da brisa marítima aumentam a nebulosidade e devem provocar chuvas na forma de pancadas entre a tarde e o início da noite. Há condições para pontos de maior intensidade com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores na capital paulista.

A semana segue com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no período das tardes.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn