Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022

Chácara Flórida receberá obras de urbanização e saneamento

Região faz parte do Programa Mananciais que terá investimento de R$ 121 milhões para intervenções no entorno das Represas Guarapiranga e Billings. Obras no local devem durar 14 meses
1201003-Obras de Urbanização na Chácara Flórida,

A Prefeitura de São Paulo anunciou o início das obras de urbanização e saneamento na região da Chácara Flórida, no M'Boi Mirim. O local está inserido em área de proteção aos mananciais na Bacia Guarapiranga e a iniciativa acontece por meio do Programa Mananciais, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a capital irá investir R$ 5 bilhões nas áreas mais periféricas. “Pela primeira vez no nosso Plano Plurianual, onde está delineado e desenhado às obras que serão feitas nos próximos quatro anos e os recursos que serão empregados, aponta a priorização de recursos nas áreas mais periféricas da cidade”, afirmou.

“Daqui a 14 meses a gente vai poder voltar aqui e ver esse bairro totalmente requalificado com a captação da rede de esgoto e com a estação elevatória de esgoto, que vai levar o esgoto para tratamento protegendo a saúde de todos. Teremos uma transformação total neste local. Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou o prefeito.

“Toda obra que a gente começa, toda ação que o governo faz, a gente fica feliz de contar que estamos fazendo, mas a gente pede desculpas por não ter feito antes e mais rápido. A obra começa hoje. Peço desculpas por não ter feito antes, mas assumo o compromisso que ela não vai parar”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.

Entre as intervenções, estão previstas obras de melhorias de urbanização, como: drenagem pluvial, pavimentação, implantação de redes de abastecimento de água e rede de esgoto (incluindo implantação de estação elevatória de esgoto - EEE), obras de geotecnia para eliminação das áreas em risco, além da proteção de áreas verdes e de lazer.

Na região também serão construídas unidades habitacionais, em fase de estudos, em atendimento às famílias que hoje vivem em áreas de risco na Chácara Flórida. Ainda está em estudo o número de famílias que serão removidas para a execução das obras.

“Essa obra que está se iniciando hoje é uma fase final de tranquilidade para comunidade. Vamos fazer o asfalto, pavimentar, colocar o esgoto e dar um local adequado para as pessoas que estão nas margens do rio”, explicou o vereador e presidente da Câmara, Milton Leite.

As obras serão realizadas por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Secretaria Executiva do Programa Manancial em parceria com o sistema de operação da SABESP. As intervenções vão beneficiar mais de 2 mil famílias da região, além de contribuir para o saneamento desta importante bacia.

“Esse é o tipo de ação que faz valer a pena o nosso trabalho. Por isso estamos no poder público, para transformar a vida de vocês e dar mais dignidade. Prefeitura e estado juntos para melhorar a qualidade de vida com água tratada, tirar esgoto da represa, recursos investidos no que é prioridade para melhorar a vida de todos”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Sobre a área

A área objeto de intervenção é reconhecida como “CHÁCARA FLÓRIDA-BANDEIRANTE”, e possui aproximadamente 698.579,82m² nos quais residem hoje, aproximadamente, 2.025 famílias.

A área está inserida em zoneamento especial de interesse social de classificação ZEIS 1 e ZEIS 4, de acordo com a Lei Municipal de Parcelamento (16.050/14 – 16.402/16), Uso e Ocupação do Solo de março de 2016.

“Este aqui será um bairro modelo para toda a Zona Sul”, afirmou a secretária executiva do Programa Mananciais (SEHAB), Elisabete França.

Parceria e Investimentos

A Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, firmaram convênio para a ampliação da rede de esgoto e ligação da rede de água na região do entorno das Represas Guarapiranga e Billings, no extremo sul da capital paulista.

O convênio executará obras de saneamento básico (rede de captação de efluente de esgoto doméstico e rede para fornecimento de água potável). O valor investido para execução das obras será de R$ 121 milhões, sendo R$ 61 milhões aportados pela SABESP e R$60 milhões pelo município, com recursos do FUNDURB e FMSAI.

Sobre o Programa Mananciais

O Programa Mananciais visa a urbanização de áreas precárias onde vivem cerca de 23 mil famílias, bem como a construção de 6,7 mil novas unidades habitacionais para o reassentamento desses moradores que se encontram em situação de risco e em frentes de obras. Para inibir a ocupação irregular de novas áreas, está prevista a implantação de um conjunto de parques e espaços públicos ao longo dos córregos que chegam às represas, bem como nas suas bordas.