Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

CET libera trechos da pista expressa da Marginal Pinheiros

Horário: 00:00
Operação no sentido Castelo Branco dará mais opções de acesso à pista local, propiciando melhores condições de fluidez

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), anuncia nesta segunda-feira (19/11) o início da liberação parcial à circulação de veículos na pista expressa da Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sentido Interlagos/Castelo Branco, que está interditada desde o dia 15/11, quando o viaduto que passa sobre a via férrea da CPTM, na altura da Ponte do Jaguaré, cedeu aproximadamente 2 metros.

A CET fará um conjunto de intervenções liberando dois trechos da Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros), com o objetivo de propiciar melhoria na fluidez do trânsito. O bloqueio de uma extensão maior da pista expressa, no sentido Castelo Branco, era até então necessário para evitar o que na Engenharia de Tráfego é conhecido como Efeito Funil, caracterizado pelo represamento de veículos quando existe apenas uma faixa de acesso à pista local e não há opções de saída suficientes para escoar o fluxo veicular da pista expressa.

As intervenções serão feitas na Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros) em dois trechos, permitindo mais acessos da pista expressa à local:

• O primeiro trecho, de cerca de aproximadamente 5 km de extensão, abrange a saída da Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) para a Av. Nações Unidas, pista expressa, sentido Interlagos/Castelo Branco, até antes da transposição (passagem de uma pista à outra) da pista expressa/local após a Ponte Eusébio Matoso.
  • Já o segundo trecho com aproximadamente 5 km vai da Ponte João Dias até a transposição (passagem de uma pista à outra) da pista expressa à local sob a Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada).

Confira a seguir as intervenções pontuais em cada trecho:

Primeiro trecho

Pontos a serem liberados:

1. Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) sentido Jabaquara/Marginal via Vd. José Bonifácio C. Nogueira;
  2. Acesso local/expressa, altura da Rua Flórida;
  3. Acesso expressa/local altura da Rua Quintana;
  4. Viaduto Marcelo Figueiredo Portugal Gouveia, sentido Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira para a pista expressa;
  5. Acesso expressa/local, altura do Shopping Eldorado (transposição Hebraica).

Permanecem fechados:

1. Acesso local/expressa antes Ponte Eng.º Ary Torres;
  2. Acesso do Viaduto República da Armênia para a Av. das Nações Unidas, pista expressa;
  3. Acesso local/expressa, para a Av. das Nações Unidas, altura da Rua Tucumã;
  4. Acesso local/expressa, para a Av. das Nações Unidas, altura da Rua Ofélia.

Mantido o fechamento total da pista expressa da Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sentido Interlagos/Castelo Branco, após a transposição expressa/local, após a Ponte Eusébio Matoso até o viaduto em obras.

Segundo trecho

Pontos a serem liberados:

1. Ponte João Dias, sentido bairro/centro, para a pista expressa da Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros);
  2. Acesso local/expressa, após Ponte Laguna (Vice-presidente José Alencar);
  3. Acesso expressa/local altura da R. Eng° Mesquita Sampaio (antes da Ponte Morumbi);
  4. Acesso da pista expressa da Av. das Nações Unidas para Viaduto José Bonifácio C. Nogueira/Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) para a Av. Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal/Jabaquara;
  5. Acesso expressa/local sob a Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada).

Será feito fechamento total da pista expressa da Av. das Nações Unidas, sentido Interlagos/Castelo Branco, após a transposição da expressa/local, sob Ponte Octávio Frias de Oliveira.

Permanecem fechados:

1. Acesso da pista local da Av. das Nações Unidas para a pista expressa, antes Ponte Transamérica;
  2. Faixa adicional da Av. das Nações Unidas, sentido Interlagos/Castelo Branco, entre R. Cristalino Rolim de Freitas e pista expressa, antes da Ponte Transamérica;
  3. Acesso local/expressa, antes da Av. João Dória.

ATENÇÃO: O trecho da pista expressa entre a transposição expressa/local após a Ponte Eusébio Matoso até o viaduto em obras permanece fechado.

Permanecem fechado(a)s:

1. Acesso expressa/local após Av. Antonio Batuira;
  2. Acesso da pista central à pista expressa da Av. Nações Unidas, após Ponte Cidade Universitária;
  3. Acesso local/expressa, na altura da Rua Capepuxis;
  4. Acesso local/expressa, na altura da Rua Castro Delgado;
  5. Acesso expressa/local, altura do Shopping Villa Lobos;
  6. Acesso local/expressa, altura do Parque Villa Lobos (acesso à obra).

Permanece liberada a transposição operacional local/expressa, na altura do Viaduto Lazlo Braum.