Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020 | Horário: 11:15

CET implanta “Operação Estrada” para o Carnaval a partir desta sexta-feira

Operação tem o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como a fluidez no trânsito, por conta do aumento no fluxo de veículos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar a Operação Estrada durante o Carnaval, a partir desta sexta-feira (21/2) até quarta-feira (26/2).

A operação tem o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como a fluidez no trânsito, por conta do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias.

A estimativa é de que cerca de 2 milhões de veículos deixem a cidade de São Paulo em direção ao litoral e ao interior do Estado durante o feriado de Carnaval.

A CET recomenda aos motoristas com destino às rodovias que evitem deslocamentos entre as 14h e 22h de sexta-feira (21/2), preferencialmente programando sua viagem para depois das 22h. A Companhia aconselha também que motoristas que utilizam as rodovias no entorno da capital, em especial os que conduzem veículos de carga, evitem o acesso ao sistema viário da cidade nesse intervalo.

Operação Estrada

A Operação Estrada, que visa o monitoramento da saída e do retorno à capital, será realizada nos horários previstos com maior fluxo de veículos na região das principais estradas, sendo:

Operação saída:

Sexta-feira (21/2) nos períodos da manhã e da tarde.

Operação retorno:

Quarta-feira (26/01) nos períodos da manhã e da tarde.

A CET irá monitorar o trânsito especialmente nos acessos e chegadas das rodovias, com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres.

Principais Pontos de Operação

-  Marginal Tietê;

-  Marginal Pinheiros;

-  Avenida dos Bandeirantes;

-  Avenida Presidente Tancredo Neves;

-  Avenida das Juntas Provisórias;

-  Rodovia Anchieta (Trecho urbano);

-  Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo;

-  Avenida Salim Farah Maluf;

-  Avenida Professor Abraão de Morais;

-  Eixo Norte / Sul;

-  Eixo Leste / Oeste;

-  Avenida Professor Francisco Morato;

-  Avenida Raimundo Pereira de Magalhães;

-  Avenida Jacu-Pêssego;

Terminais Rodoviários

Os agentes e técnicos da CET também estarão monitorando e operacionalizando o trânsito no entorno dos terminais rodoviários do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara, para garantir maior fluidez do tráfego e acessibilidade aos usuários e passageiros.

Rotas Alternativas

Os veículos provenientes da região Norte do País pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, com destino ao Sul; assim como aqueles provenientes da região Sul, pelas rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco e sistema Anhanguera / Bandeirantes, devem utilizar as Rodovias Dom Pedro I e Rodoanel Governador Mário Covas.

Os veículos provenientes do interior do Estado com destino ao litoral paulista através do sistema Anchieta/Imigrantes devem evitar a malha viária da cidade, especialmente a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes, fazendo uso do Rodoanel Governador Mário Covas.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156 ou acesse Portal 156. Atende 24 horas por dia.

• Utilizar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
  • Respeitar a preferência do pedestre;
  • Respeitar o ciclista;
  • Nunca fechar o cruzamento;
  • Manter distância do veículo à sua frente;
  • Nunca trafegar pelo acostamento;
  • Nunca beber antes de dirigir;
  • Checar os equipamentos de segurança do veículo antes de iniciar a viagem;
  • Respeitar os limites de velocidade.

Movimento pela Vida Segura no Trânsito

A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Conheça todas as fases e ações do Movimento no site http://prefeitura.sp.gov.br/vidasegura