Notícia na íntegra

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2022 | Horário: 14:35

CET conclui implantação da Faixa Azul na Av. dos Bandeirantes e Av. Afonso D’Escragnolle Taunay

Novo trecho de 8,5 km por sentido foi entregue oficialmente na manhã desta quinta-feira (06), totalizando mais 17 km de proteção para motociclistas
1435475-Entrega do Novo Trecho do Projeto Piloto da Faixa Azul na Avenida dos Bandeirantes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), inaugurou nesta quinta-feira (06/10), o novo trecho do projeto-piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da Av. dos Bandeirantes e da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay. A nova etapa foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, vinculada ao Ministério da Infraestrutura), por meio da Portaria 1.015, de 5 de agosto de 2022.

“Estamos dando início a Faixa Azul na Avenida dos Bandeirantes. A gente já fez a primeira etapa na 23 de maio e deu muito certo. Nós não tivemos nenhum caso de óbito nesses meses todos em que foi implantada a faixa”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “Sendo uma ação exitosa no ponto de vista de segurança dos motoristas, a gente está ampliando”, completou.

A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 (espaço usualmente utilizado pelos motociclistas ao trafegarem), com o objetivo de organizar o viário compartilhado entre os demais veículos e as motos, pacificando e humanizando o trânsito paulistano.

A ideia é testar a eficácia da Faixa Azul, agora, em vias arteriais com interrupções de fluxo por cruzamentos e travessias de pedestres. Por isso, o novo trecho está na Av. dos Bandeirantes entre a Marginal Pinheiros e a Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, seguindo por esta até o Viaduto Aliomar Baleeiro, com extensão total, nas duas vias, de 8,5 km por sentido, somando 17 km.

“Esse projeto é muito importante para nós, para cidade e vai de encontro ao plano de metas que prevê a redução de mortes em acidentes de trânsito em São Paulo”, destacou o diretor-presidente em exercício da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye.

As avenidas escolhidas são vias arteriais, com velocidade máxima limitada a 50 Km/h e volume médio de cerca de 20 mil motos/dia, por sentido.

O secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, explicou que para levar o projeto para outras vias é necessário obter uma autorização com a Secretaria Nacional de Trânsito. “É uma sinalização nova e que deve ser acompanhada todos os dias. Toda avenida que tiver fluxo de motocicleta com acidente merece a Faixa Azul. Mas isso precisa ser gradual. É uma sinalização que não existe no código”, disse. “Ela precisa ser aprovada para depois ser implantada. Fez o teste e deu certo, amplia o teste até que essa sinalização vá para o código e passe a valer para o Brasil inteiro”, completou.

Balanço

Nos últimos três anos (2019, 2020 e 2021), foram 103 acidentes com vítimas só na Av. dos Bandeirantes, dos quais 85 envolveram motocicletas, ou seja, 82% dos acidentes registrados na via envolveram motos. Desses 85 sinistros, 79 foram colisões da moto com automóveis ou a moto sozinha, gerando sete mortos e 77 feridos. Outras seis ocorrências com a participação de motos foram atropelamentos, ocasionando oito feridos e nenhuma morte.

Para o mesmo período, no trecho da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, ocorreram 14 acidentes com vítimas, dos quais dez envolveram motocicletas, ou seja, 71% dos acidentes registrados na avenida envolveram motos. Todos os dez sinistros foram colisões da moto com outros veículos ou a moto sozinha, acarretando três mortos e oito feridos.

Em suma:

Av. dos Bandeirantes e Av. Afonso D’Escragnolle Taunay             

Anos 2019, 2020 e 2021

Acidentes envolvendo motocicletas: 95

Pessoas feridas em acidentes com motocicletas: 93

Pessoas mortas em acidentes com motocicletas: 10

Como é a nova Faixa Azul

As avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay estão sinalizadas com o balizamento horizontal branco e azul e placas que indicam o início e o término da Faixa Azul bem como sinalização vertical lembrando os usuários do uso obrigatório da seta e da importância de adotar comportamentos seguros ao se deslocarem.

Para as vias transversais semaforizadas, placas de advertência alertam todos os condutores da existência da Faixa Azul na via em que estão entrando.

No início da operação, a Faixa Azul estará sinalizada, também, com faixas de vinil e banners orientativos, destacando posturas essenciais para a segurança de todos, como a atenção redobrada aos pedestres, o respeito à velocidade regulamentada e sempre sinalizar antes de mudar de faixa para que a manobra ocorra da forma mais segura possível.

A Faixa Azul não é exclusiva para a circulação de motos. Seu uso não é obrigatório, mas sim preferencial.

Pedestres mais seguros

Para aumentar as condições de segurança dos pedestres, a CET estudou todos os cruzamentos semaforizados e implantou semáforos de pedestres onde antes não havia, em quatro cruzamentos:

● Av. dos Bandeirantes com Alameda dos Tupiniquins;

● Av. dos Bandeirantes com Alameda dos Nhambiquaras;

● Av. dos Bandeirantes com Rua Ribeiro do Vale;

● Av. dos Bandeirantes com a Av. Miruna.

Concomitantemente, foi necessário proibir conversões à direita na Av. dos Bandeirantes com a Rua Conde de Porto Alegre e junto à Rua João Carlos Mallet.

Os pedestres são lembrados da existência da Faixa Azul por meio de placas dirigidas especialmente a eles. O alerta é reforçado, ainda, por mais placas dispostas ao longo e nos cruzamentos semaforizados. A sinalização incentiva o respeito e a proteção dos motociclistas em relação aos transeuntes.

As colunas semafóricas das travessias onde houver Faixa Azul têm um adesivo azul no mesmo tom usado na demarcação da faixa, igualmente para chamar a atenção dos usuários.

Novas áreas de espera para motos - Frente Segura

Além de implantar a Faixa Azul, para propiciar mais segurança aos motociclistas, a CET implantou 26 caixas de espera para motos, conhecidas como Frentes Seguras, na Av. dos Bandeirantes e na Av. Afonso D’Escragnolle Taunay.

A Frente Segura é uma sinalização de solo que delimita uma área exclusiva de espera para motos, situada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo veicular, enquanto aguardam o verde.

O propósito da Frente Segura é diminuir o conflito entre motos e carros no momento da largada no verde do semáforo convencional.

Homenagem a Agente de Trânsito

Na entrega do novo trecho da Faixa Azul, a Prefeitura de São Paulo homenageou o Agente de Trânsito da CET, Rodrigo Domingos da Silva, morto em 2004, pilotando uma moto, ao atender um chamado na Av. dos Bandeirantes.

Silva faleceu trabalhando, aos 31 anos, e foi homenageado com uma placa instalada na Av. dos Bandeirantes com a R. Antônio Comparato, entre a R. Antônio de Macedo Soares e a R. Barão de Jaceguai, contendo a seguinte mensagem:

Homenagem póstuma ao Agente de Trânsito Rodrigo Domingos da Silva e a todos os agentes que primam pela segurança viária, visando à melhoria da mobilidade na cidade de São Paulo.

Resultados anteriores

O projeto-piloto da Faixa Azul para motocicletas completou oito meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, com resultados bastante positivos: a Faixa Azul é utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de sinistros leves dentro do seu espaço, sem registro de sinistros graves ou óbitos.

A CET permanece enviando os relatórios para a SENATRAN, por tratar-se de projeto experimental.

Clique aqui para mais detalhes do histórico da Faixa Azul na cidade de São Paulo.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn