Segunda-feira, 12 de Junho de 2017 | Horário: 14:34

Centros da Cidadania LGBT recebem programação especial no mês de junho

Atividades fazem parte das celebrações do mês do orgulho LGBT

Para celebrar o mês do orgulho LGBT, a Prefeitura de São Paulo programou uma série de atividades totalmente gratuitas e abertas à população nos Centros da Cidadania LGBT.

A programação começa nesta segunda-feira (12), às 14h, na Rua do Arouche, 23, 4º andar, com um debate sobre a garantia do acesso ao esporte e as formas de torcer pela população LGBT, a exclusão histórica, as iniciativas e os movimentos, e os desafios futuros.

As atividades seguem até o próximo dia 30 junho com rodas de conversa, palestras, exibição de filme e sarau. Confira a programação completa:

Centro de Cidadania LGBT Arouche - Rua do Arouche, 23, 4º andar, República

Horário: 14h às 16h
LGBT e o esporte: preconceito e discriminação, práticas e formas de jogar e torcer
Descrição: Mesa redonda formada por pesquisadores e coletivos inseridos no debate sobre a garantia do acesso ao esporte e as formas de torcer pela população LGBT, a exclusão histórica, as iniciativas e movimentos e os desafios futuros. Participação de Aira Bonfim (Museu do Futebol/FGV), Maurício Rodrigues (USP), Comitê Esportivo LGBT do Brasil e os times de futebol amador Meninos Bons de Bola F.C. e Unicorns F.C.

Horário: 16h às 18h
Movimentos artísticos pela diversidade
Descrição: Exibição do capítulo de abertura da web série “Romeu e Romeu” e do curta metragem “Proscrita”. Após a exibição o público poderá interagir e ouvir um pouco das experiências dos coletivos envolvidos na direção e produção das exibições, e discutindo questões como a visibilidade e representatividade da população LGBT.

Horário: 16h às 19h
Sarau do Orgulho LGBT
Descrição: O Sarau do orgulho LGBT irá promover o compartilhamento de experiências culturais e celebrar a diversidade, através da livre interpretação de músicas, poesias, danças e performances. O sarau terá microfone aberto a todos que quiserem participar e contará com as ilustres presenças: Coletivo Bichx Soltx, Gabriel Valentina (cantor), Karü Bonifácio (musicista), Lipe (cantor), Manauara Clandestina (performer, cantora), Renato Pessoa (cantor e poeta), Rodrigo Ciampi (cantor performático), TFlow Mc (rapper) e Viic Oliveira (musicista, poeta e compositora).

Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont (Leste) - Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista

Horário: 15h às 18h
Roda de Conversa - Estado Laico
Seguindo tema da 21ª Parada do Orgulho LGBT, o Centro de Cidadania preparou uma roda de conversa para debater e dialogar como se dá o estado laico e quais as leis que norteiam o assunto.
Facilitador: Dr. Caravelas (advogado do Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont).

Roda de Conversa - Ativistas da Zona Leste
Objetivo: Sensibilizar sobre a importância do ativismo LGBT da região.

Horário: 14h às 18h
Exibição do filme “Garotos não choram” seguido de debate
Proposta: Dialogar a respeito dos dramas e dificuldades enfrentados pelos homens trans no cotidiano.

Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis (Norte) - Rua Plínio Pasqui, 186 – Parada Inglesa

Horário: 10h30 às 12h
Roda de conversa com homens trans
Bate papo sobre identidade de gênero, sexualidade e orientação sexual com Julio Cezar Rocha (fonoaudiólogo), Dilma Cândida (assistente social) e Clair Aparecida (psicóloga).

Palestra: A Lei 10.948/01 – O instrumento jurídico no combate à LGBTfobia
A palestra visa esclarecer as dúvidas quanto a lei 10.948/01 e como denunciar casos de LGBTfobia no estado de São Paulo.
Participante: Reginaldo Barabba (advogado)

Horário: 14h às 16h
Roda de conversa: Lésbicas, Saúde e Violência
Depoimentos e troca de experiências, caminhos a serem traçados e ações a serem promovidas.

Palestra com debate: Travestilidade em Questão
Reflexão sobre a qualidade de vida neste momento de conquistas e visibilidade de todo o público LGBT, principalmente a do publico T.
Participantes: Aline Marques e Rafaelly Domingues (articuladoras sociais)

Palestra: Readequação Vocal para o Público T
O que é readequação vocal? Minha voz me representa?
Participantes: Maúde Salazar (professora de canto e autora do livro Yoga da Voz) e Julio Cesar Rocha (fonoaudiólogo)