Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 | Horário: 13:15

Centro Temporário de Acolhimento (CTA) é inaugurado na Barra Funda

Unidade viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social (SEIS) ofertará 290 vagas para acolhimento e 50 para atividades diurnas
1429780-galeria_20170929_Inauguracao_do_CTA_Brigadeiro_Galvao_LG_1.jpg

A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (29), na Rua Brigadeiro Galvão, o sexto Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua. A implementação do serviço foi viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social (SEIS), por meio de doações da iniciativa privada.

“Este é o lado humano da nossa cidade. As pessoas em situação de rua fazem parte de um problema da cidade de São Paulo que nós temos que ajudar a resolver, acolhendo essas pessoas, oferecendo o tratamento adequado, do ponto de vista psicológico, de saúde, humanitário e a oportunidade do emprego. É isso que nós estamos fazendo, é um trabalho inovador e é a nossa obrigação. Estamos aqui para servir a população”, afirmou o prefeito João Doria.

O serviço na Barra Funda funcionará 24h por dia e será administrado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Cultural Nossa Senhora das Graças. O novo CTA, o maior inaugurado até agora, pode receber 290 homens para acolhimento e 50 para atividades de convivência durante o dia.

O imóvel pertence à Telefônica (dona da marca Vivo) e foi cedido à Prefeitura em regime de comodato, por cinco anos. Para abrigar o CTA, o prédio recebeu adaptações em todos os ambientes com a construção de salas de atendimento e treinamento, informática, cozinha, refeitórios, dormitórios e banheiros.

Os acolhidos podem tomar banho, ter acesso a refeições (café da manhã, almoço e jantar), receber o atendimento social e ser encaminhados para outras políticas públicas de acordo com a sua demanda. O espaço dispõe de banheiros e dormitórios específicos para pessoas com deficiência.

O CTA Brigadeiro Galvão conta com lavanderia e um canil com sete baias, garantindo um atendimento qualificado também aos animais de estimação dos conviventes. As obras foram doadas à Prefeitura pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A inauguração do CTA é mais uma das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços que ofertam acolhimento à população em situação de rua, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma rotina de atividades com a oferta de oportunidades de estudo e emprego. No novo CTA, os conviventes também poderão participar de capacitações para o programa Trabalho Novo, que prevê a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.

A equipe de atendimento será composta por 42 colaboradores, incluindo gerente, assistente técnico, técnicos, orientadores, cozinheiros e agentes operacionais (dois especificamente para o canil).

A implementação desse equipamento também contou com doações de outras empresas da iniciativa privada como as Casas Bahia (linha branca), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (armários), INAC (computadores), a Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras para sala de informática), a Souza Cruz (beliches), a Unilever e a Procter & Gamble (kits de higiene), e a Lorenzetti (louças).

Coube à Secretaria Especial de Investimento Social a viabilização, o acompanhamento e a entrega dos equipamentos doados para as secretarias. Neste caso, quem recebeu foi a SMADS, que será a responsável pela administração do CTA. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Rede de acolhimento

Atualmente, a rede de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com cerca de 10 mil vagas. Desde o início da gestão, a rede foi ampliada com a implantação de três unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) na região da Luz, que juntas disponibilizam 440 vagas para pernoite. Elas também foram viabilizadas pela Secretaria Especial de Investimento Social com recursos da iniciativa privada.

Outros cinco CTAs já estão funcionando: um no Brás (164 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), outro no Aricanduva (238 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), um terceiro na Vila Mariana (120 vagas de acolhimento e 50 para atividades de convivência), o CTA Prates (116 vagas de acolhimento e 110 vagas para atividades de convivência), e o quinto no Butantã (188 vagas de acolhimento e 50 para convivência).

Os primeiros conviventes do novo CTA serão encaminhados ao equipamento pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e outros serviços socioassistencias da região, mas os moradores em situação de rua também podem procurar o novo serviço espontaneamente.

A população também pode ajudar os moradores em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada pela Central 156.