Sábado, 26 de Novembro de 2022 | Horário: 17:48

Centro Olímpico recebe cerca de 10 mil pessoas para a Super Peneira

Famílias acompanham os seis mil jovens que participaram da seleção em 13 modalidades esportivas

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) teve um dia diferente neste sábado (26). No local, cerca de 10 mil pessoas acompanharam a seleção de 6 mil crianças e adolescentes com potencial para se tornarem atletas de alto rendimento durante a 2ª Super Peneira. Foram 400 vagas em 13 modalidades.

O número recorde de jovens participantes da seleção foi destacado pelo prefeito Ricardo Nunes durante a abertura da Super Peneira. “A quantidade de inscritos é resultado do momento importante em que a Gestão investe no talento, seleção e na formação de competidores. A Prefeitura adquiriu novos equipamentos para o centro olímpico de treinamento e pesquisa melhorando as condições de preparação dos atletas em várias modalidades e promoveu o bolsa atleta que auxilia atleta de destaque de 14 a 21 anos”, disse o prefeito.

Segundo Nunes, atualmente na cidade de São Paulo tem 44 obras em andamento seis em fase de licitação e 112 equipamentos que já foram reformados. “São 147 milhões de investimentos. É a maior destinação de recursos para equipamentos esportivos. A população precisa ter condições reais de desenvolver suas atividades físicas. Estamos nos esforçando para ter equipamentos ainda melhores. Não paramos por aqui, vamos ter muito mais melhorias”. O Bolsa Atleta que estava suspenso, teve neste ano R$ 1,8 milhão de reais para atletas de São Paulo, inclusive de deficientes e a Lei de Incentivo ao Esporte tem R$ 30 milhões de recursos.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Cacá Viana, as ações da Prefeitura em sua área tem o objetivo de fazer com que o esporte de São Paulo se torne cada vez mais forte. “Tenho certeza de que alguns desses jovens que estão agora aqui irão representar o Brasil no exterior num futuro próximo”, disse.

Para ele, o esporte faz com que as crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento não só na saúde como na formação cidadã. “É importante que as crianças realizem atividades físicas e esportivas para ficarem longe das drogas e da ociosidade. Assim, com certeza se tornarão adultos mais preparados para enfrentarem os desafios da vida. Aqui é um dos três melhores ambientes para os jovens ficarem, além da escola e família”, disse Cacá Viana.

Seleção

Além das modalidades tradicionais, como o atletismo, basquete feminino, boxe, futebol feminino, ginástica artística, handebol, judô, levantamento de peso, natação, vôlei e luta olímpica, nesta segunda edição da Super Peneira foram realizadas testes em futebol masculino, vôlei de areia, basquete 3x3 e basquete masculino. O futebol masculino foi o destaque com 1.600 das 6 mil inscrições recebidas.

As seletivas das 13 modalidades do Centro Olímpico foram conduzidas pelos treinadores das comissões técnicas das próprias equipes. Foram levados em consideração na escolha dos novos atletas aspectos esportivos, como aptidão física e técnica para determinada modalidade.

A lista completa dos aprovados na Super Peneira será divulgada no dia 12 de dezembro, no site da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme). Os aprovados serão atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e terão direito aos benefícios concedidos pelo COTP como atendimento multidisciplinar: medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, fisiologia, assistência social; vale-transporte e kit lanche nos dias de treino.

COTP

Criado em fevereiro de 1976, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é um equipamento público da Prefeitura, administrado pela Seme destinado à formação de atletas das categorias de base (crianças e adolescentes) com potencial para se tornarem atletas de alto rendimento.

Ao longo de seus 46 anos passaram pelo COTP nomes que ficaram famosos no cenário esportivo, como Hortência (basquete), Amauri e Montanaro (vôlei), João do “Pulo” (atletismo), Ricardo Prado (natação) e Chiquinho de Jesus (boxe).

Nos anos 1980, o Centro Olímpico formou durante a década uma geração de atletas que atingiram resultados expressivos como a levantadora Fofão, que fez parte da seleção brasileira de vôlei feminino e disputou quatro Jogos Olímpicos. Nas modalidades olímpicas, grandes nomes do esporte já treinaram no COTP e, até hoje, jovens talentos despontam como atletas de alto rendimento.

Olimpíadas

Nas Olimpíadas de 2021, realizada em Tóquio (Japão), 13 atletas que treinaram no Centro Olímpico participaram da competição. Só no time de futebol feminino foram nove nomes: Andressa Alves, Letícia Izidoro, Érika, Tamires, Jucinara, Julia Bianchi;Duda; Debinha e Geyse. Também foram para a capital japonesa: Wallace (vôlei), Aline Silva (wrestling), Bruna de Paula (handebol) e Felipe dos Santos (atletismo). Considerada uma das grandes expoentes da atual equipe de Luta Olímpica do COTP, Beatriz Rodrigues também viajou com a delegação brasileira, mas para ser sparring, auxiliando a equipe nos treinamentos.

Além disso, outros ex-atletas do Centro Olímpico foram para os Jogos Paralímpicos de Tóquio na função de guias de corredores com deficiência visual. São eles: Anderson Machado, Renato Benhur, Matheus Santos e Rodrigo Chieregatto. Em 2021, os atletas do Centro Olímpico ganharam 19 medalhas em competições internacionais pelas seleções de suas modalidades. Cinco jogadoras do futebol feminino e o treinador Rodrigo Coelho fizeram parte da equipe da seleção que foi campeã dos Jogos Mundiais Escolares, na Sérvia..