Sexta-feira, 6 de Junho de 2014 | Horário: 15:14

Centro Integrado da Copa reúne 60 órgãos para monitorar a cidade 24 horas por dia

Para garantir o deslocamento das 15 delegações de seleções que estão hospedadas no estado e dar segurança para cerca de 300 mil turistas que passarão por São Paulo na Copa do Mundo, entrou em operação o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Inaugurado no fim de maio, o espaço reúne mais de 60 órgãos que tem à disposição as imagens de cerca de 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, além de outros 30 equipamentos localizados no entorno da Arena Corinthians. O controle é feito 24 horas por dia, e é interligado com outras centrais semelhantes, instaladas nas 12 cidades sedes do mundial.

Além da disponibilização de câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que começarão a operar na próxima segunda-feira (9), a Prefeitura participa do CICCR com equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O prefeito Fernando Haddad visitou o centro na tarde desta sexta-feira (6) junto com a vice-prefeita e coordenadora da SPCopa, Nádia Campeão, e o secretário da Segurança Urbana, Roberto Porto. Nesta sexta, o CICCR monitorou o deslocamento da seleção brasileira para o estádio do Morumbi, onde foi realizado o amistoso contra a Sérvia.

Após a Copa do Mundo, o centro ficará como legado para o estado, que terá sua administração compartilhada entre as secretarias estaduais de Segurança Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Com investimentos de R$ 66 milhões do governo federal e R$ 2,5 milhões pelo estado, O CICCR conta com sala de operações (NOC - Network Operations Center), de atendimento, de armazenamento de dados (Datacenter), de crise, planejamento, escolta e administração. O centro está instalado em um imóvel da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, localizado na região central da cidade.

Crédito: Fernando Pereira / SECOM

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4