Segunda-feira, 12 de Março de 2018

Centro de Educação Infantil Kandinsky é inaugurado na Zona Sul de São Paulo

Horário: 00:00
A unidade, localizada no distrito do Sacomã, atende alunos de 0 a 3 anos. Fila de espera na região teve queda de 66,7%
855029-20180312_Inauguracao_CEI_Kandinsy_LG_1.jpg

O prefeito João Doria inaugurou, nesta segunda-feira (12), o Centro de Educação Infantil (CEI) Kandinsky, que vai atender 190 crianças, de 0 a 3 anos, no distrito do Sacomã. A Zona Sul da capital é prioritária e recebeu 54,3% das 26 mil vagas criadas pela atual gestão.

"Nos últimos dias nós estamos inaugurando, em média, duas creches por semana. É muito bonito verificar a igualdade dos depoimentos de pais e mães, sobre a satisfação de termos uma creche de primeiro mundo, que nada fica a dever a escolas privadas. A formação destas crianças é um orgulho para a Prefeitura de São Paulo e um orgulho para os profissionais, que apostam na educação e nesta nova geração ", disse o prefeito João Doria.

O investimento total para a implantação do CEI Kandinsky foi de R$ 4.753.177,49. A unidade tem 3.982 m²de área total, sendo 1.260 m²construídos. O CEI conta com 11 salas, incluindo solarium, um parque e uma brinquedoteca, com jogos e brinquedos adequados para todas as faixas etárias atendidas, além de elevador para garantir a acessibilidade. O novo prédio possui também cozinha e refeitório equipados, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), em uma jornada de dez horas de atendimento.

“Pela primeira vez, foi elaborada uma estratégia regionalizada, que prioriza áreas vulneráveis. A inauguração do CEI Kandinsky é resultado desse trabalho, que tem como foco quem mais precisa”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider. Com a estratégia de ampliação de atendimento da Prefeitura, o distrito do Sacomã teve 995 novas vagas criadas e registrou uma queda de 66,7% na demanda por creche. Em toda a cidade, a queda foi de 32,2% em relação a 2016.

O corpo docente da unidade é formado por 32 professores, além de mais 12 funcionários no quadro de apoio. A equipe é preparada para atender crianças nas faixas etárias de Berçário 1 e 2, de 0 a 2 anos, e Minigrupos 1 e 2, de 2 a 3 anos. O CEI, localizado na Rua Antônio Passos, 72, Bairro Jardim Vergueiro, é administrado pela Associação Beneficente Ética e Competência Flor de Lótus, que recebe um repasse mensal da Prefeitura de R$ 165.005,18.

“Eu entendo que começa aqui a melhora do Brasil. Quando eu conheci esta escola pude ver a estrutura desta escola pública e eu adorei. Não perde nem para escolas particulares de alto padrão. Eu só tenho que agradecer por este nível de educação que a minha filha recebe aqui”, disse Kall Gaspar, pai da aluna Lívia, do Mini Grupo 2.

Menor demanda

São Paulo chegou à menor demanda por creche da história: 44.094 pedidos. É o que aponta balanço relativo a dezembro, em comparação ao mesmo mês nos últimos dez anos (em 2007 a administração municipal passou a contabilizar de maneira unificada os pedidos por vagas, trimestralmente).

O resultado foi obtido após a criação de 26 mil vagas para crianças de até 3 anos em CEIs em 2017, primeiro ano de gestão do prefeito João Doria.

A estratégia da Prefeitura teve foco na ampliação de convênios com entidades civis, em todas as regiões da cidade. Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação adequou os convênios ao Marco Regulatório, legislação que determina parâmetros para parcerias entre o poder público e as organizações da sociedade civil, criando mais camadas de fiscalização e ampliando a transparência, o que garante a qualidade do atendimento nos CEIs conveniados. Também foram retomadas 26 obras de unidades de Educação Infantil, seis delas já inauguradas, incluindo o CEI Kandinsky.