Sábado, 1 de Agosto de 2020

Centro de Educação Infantil Joaquim Tomé Filho desenvolve estratégia de contação de histórias para bebês e crianças

Utilizando objetos do cotidiano, unidade da Zona Norte promove momentos de conexão e interação entre os alunos e suas famílias durante este período de quarentena

Com o afastamento social causado pela covid-19 (coronavírus), um novo desafio surgiu para a educação como elaborar propostas pedagógicas on-line que mantenham o vínculo com as crianças e as famílias. O Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma estratégia de contação de histórias com uso de objetos para bebês e crianças.

No espaço físico da escola, bebês e crianças sempre participaram de momentos de leitura, com acesso a materiais diferenciados que diversificam a linguagem das histórias e incentivam o prazer pela leitura na infância. Ao ouvir as histórias, as crianças constroem sua própria cultura e conhecem o mundo, constituindo a imaginação, o pensamento, a comunicação e a linguagem. Tendo essa perspectiva, o CEI Thomé Filho resolveu levar essa vivência para o dia a dia das famílias, incentivando a interação e a brincadeira com objetos do cotidiano.

As histórias são contadas em formato de vídeo com a participação da professora, retomando um vínculo visual importante com a criança, permitindo a aproximação e a produção de memórias com as famílias neste momento de isolamento social. Os vídeos produzidos são compartilhados de modo a construir uma produção coletiva.

Com essa proposta, é possível ressaltar a importância da leitura dentro da família e da construção cultural das crianças. A exploração de objetos comuns como parte do enredo das histórias na primeira infância também ajuda a construir a capacidade imaginativa, a criatividade e até mesmo a sociabilidade de bebês e crianças.

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação dos adultos e crianças, objetos como um secador de cabelo pode se transformar em um lobo mau que solta vento. Enquanto a professora aparece no vídeo, guiando a contação de histórias, realizam-se ações semelhantes às apresentadas na unidade e a família cria uma ponte com a criança, incentivando-a com o uso de objetos, letras de músicas e outros elementos pertinentes à trama.

De acordo a professora Nathália dos Santos, uma das responsáveis por essa iniciativa, as respostas têm sido interessantes.  “A parceria com as famílias por meio das devolutivas e da escuta se reflete no planejamento coletivo de nossa unidade, ampliando as experiências e o repertório de leitura”, afirmou.