Terça-feira, 14 de Abril de 2020 | Horário: 14:51

Centro de Adoção de cães e gatos funciona com horário agendado

Veja as dicas para adotar um bichinho nesta quarentena

Por tempo indeterminado, a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está suspensa. A iniciativa tem o objetivo de diminuir os riscos de transmissão do covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus).

Se você quiser aproveitar a quarentena para levar um companheiro para o seu lar, basta conferir as listas de animais disponíveis.

“O Centro de Adoção continua funcionando, mas com horário agendado. Tivemos que suspender as visitações logo no começo da quarentena, para evitar aglomerações, mas temos muitos animais aqui, esperando por uma família. Conheça nossos animais e nos ajude divulgá-los”, disse a coordenadora da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) do município, Analy Xavier.

No Centro Municipal de Adoção você encontra filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais. Todos ansiosos pelo grande dia em que serão adotados. Confira abaixo as listas:

Caso haja interesse nestes animais disponíveis no site, entre em contato pelo telefone 3397-8992, ou pelo email: cosap@prefeitura.sp.gov.br e agende a sua visita. O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana.

Para a adoção dos animais é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de uma taxa pública de R$ 25,50 em dinheiro.

É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

Adoção:
A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia.

Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Vantagens de adotar um animal adulto:

• Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças