Sábado, 20 de Março de 2021 | Horário: 12:11

Centro de Acolhida Emergencial na Lapa volta a atender pessoas em situação de rua com covid-19

Equipamento foi montado no Centro Esportivo Lapa, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME)

A Prefeitura de São Paulo, em ação conjunta das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e de Esportes e Lazer (SEME), passou a acolher, desde a última segunda-feira (15/03), pessoas em situação rua sintomáticas ou com casos confirmados, mas leves, da covid-19, num Centro de Acolhida Emergência montado no Centro Esportivo Lapa - Edson Arantes do Nascimento, na Zona Oeste da capital.

O espaço foi adaptado para receber o Centro de Acolhida e conta com 100 vagas específicas para pessoas em situação de rua. As camas foram montadas respeitando o distanciamento recomendado por órgãos sanitários e, no local, os conviventes têm acesso a banho, acolhimento, refeições, kits de higiene e são atendidos pelas equipes da Assistência Social e da Saúde, por meio do Consultório na Rua.

Por atender um público específico, os encaminhamentos para o abrigamento são feitos mediante avaliação dos sinais e sintomas pelos profissionais de saúde do Consultório na Rua e demais profissionais das unidades de saúde da Atenção Básica e Hospitalar.

Para que o acolhimento seja viabilizado é necessário o atestado médico com dados pessoais, data de início dos sintomas, número de dias de isolamento, medicações em uso e o exame PCR e/ou tomografia, caso tenha sido realizado.

Alta médica

Os acolhidos recebem acompanhamento clínico das equipes de saúde até a alta médica. Havendo a alta, o serviço social do equipamento informa a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) que articula a vaga preferencialmente com o serviço de origem do atendido.