Notícias

Centro Cultural Olido inicia nova fase como polo de Cultura Digital

Espaço é o primeiro centro cultural público com foco em cibercultura da cidade

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o início de uma nova fase do Centro Cultural Olido, com uma nova proposta: a partir de 24 de setembro, a Olido inaugura a Vitrine Multimídia e se torna o primeiro centro cultural público com foco em cultura digital da cidade. O espaço será dedicado a intervenções artísticas multimídia, videoarte, interatividade, realidade virtual, pesquisa e inclusão digital em um ambiente que valoriza a diversidade e todas as linguagens artísticas.

A proposta é tornar o Centro Cultural Olido um espaço público para criação e experimentação em projetos inovadores, que dialoguem e apontem soluções, não só para fomentar a cultura do território, mas também para ampliar suas possibilidades com a cultura digital. Nasce então a OLIDO HUB, proposta pela nova gestora do espaço, Luciana Ramin, inspirada no conceito de hubs de inovação, cujo foco está na impulsão e formação de redes dentro de uma relação entre cultura digital e práticas culturais locais. Um espaço multi-linguagem que trabalha a intersecção entre as artes e novas mídias, apostando no hibridismo e na interdisciplinaridade como motor de práticas inovadoras.

“Transformar a Olido em um Hub de inovação e tecnologia é um primeiro passo para identificar o centro da cidade como um distrito criativo, que impulsiona a criação, enfatizando a vocação de São Paulo para a economia criativa”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. "Eu, você, todos nós vamos poder experimentar, por exemplo, um óculos de realidade virtual pela primeira vez, fazer oficinas e ver, na prática, como a arte e a tecnologia andam juntas”.

A Vitrine Multimídia recebe a intervenção TransHub Vitrine, do Coletivo Substancial e do Grafitti com Pipoca. O espaço foi equipado com óculos de VR (Realidade Virtual) e recebe também a intervenção VR - Vivência Aberta em VR, do coletivo K-list-K. V. Em parceria com o FAB LAB Olido, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a Olido oferece também oficinas de capacitação digital para idosos - para o dia 24, o FAB promove oficinas curtas de serigrafia, técnica de impressão em superfície conhecida também como silk-screen. Já a tradicional Vitrine da dança receberá Pensamento do Afrofuturismo Brasileiro de Achiles Luciano, uma instalação em vídeo mapping e DJ. A Olido também recebe a instalação artística interativa Touch in Oxum do Círculo Opera em um lugar inusitado, a escadaria da performance.

A Cultura Digital refere-se a toda mudança ocasionada pela tecnologia e pela internet, que, em poucos anos, transformou o mundo e a maneira como interagimos nele. Em uma sociedade que permanece em constante crescimento e transformação, ela emerge com práticas sociais inovadoras que reconfiguram a maioria dos aspectos de nossas vidas, proporcionando o uso das tecnologias de informação e comunicação para favorecer o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social, reduzindo o isolamento, diminuindo as distâncias, criando oportunidades e promovendo inclusão. A Olido Hub criará um efeito de rede e esse movimento engajará artistas, produtores, empreendedores, entre outros, criando um ecossistema.

Para além da programação de cultura digital, o Centro Cultural Olido continua com as suas programações regulares na Vitrine da Dança, Centro de Memória do Circo e as salas Olido e Paissandú.

PROGRAMAÇÃO:

Transhub Vitrine
Coletivo Substancial + Grafitti com Pipoca
Local: Vitrine Multimídia
Horário: das 10 às 21hs até 28/10

O projeto Transhub Vitrine é o primeiro a inaugurar um novo espaço expositivo, a Vitrine Multímidia, um espaço voltado a projetos que mesclam linguagens artísticas à Cultura Digital.
Ação que cria um espaço de transformação estética voltado para as intervenções das artes integradas e transversais da cibercultura digital. Reúne artistas, coletivos e produtores culturais para realizar ações de multimídia e ocupação artística através de oficinas, workshops, apresentações e mostra das produções e seus resultados.
Serão produzidas intervenções artísticas constituídas de caráter urbano e contemporâneo compatíveis com a proposta de inovação da Galeria e Vitrine Multimídia. Reflete sobre a revitalização de um ambiente de caráter público e comunitário imerso no espaço urbano e central da cidade. O projeto segue na perspectiva de mobilizar o público a partir dos desdobramentos afetivos e estéticos dessa ação e de cada local no que se refere à Galeria Olido, a sua vitrine e à programação a ser realizada.


Touch In Oxum
Cia Circulos Opera
Escada da Performance - Corredor
Horário: da 10 às 21 - até 01/11

A intervenção Touch in Oxum traz ao público um cruzamento da ancestralidade mítica com as novas mídias digitais. Fundamentada na ressignificação de uma escadaria obsoleta, a obra apresenta uma “cachoeira de luzes” estrategicamente programadas. A partir da interatividade com sensores eletrônicos, é possível ativar uma série de recursos que desencadeiam as ações propostas. Intervenção visual tecnológica interativa nas escadas vitrine do corredor.

VR - Vivência Aberta em VR
Coletivo: K-list-K
Vitrine Multimídia
Horário: das 15 ás 20 hs - dias 24/09 e 01/10

Realizar uma vivência aberta em VR, dentro de uma galeria de artes desenvolvida para visualização nestas plataformas. A galeria apresentada é uma das criações desenvolvidas pelos membros do grupo K-list- doada ao projeto de extensão Zonas de Compensação que foi utilizada em sua exposição e agora repaginada e com novas obras do artista Daniel Boanerges. A possibilidade de utilizar equipamentos ou ilusões para mergulhar em universos não reais, esteve sempre entre o limiar da técnica e da arte, nos últimos anos com a imersão possibilitada pelos óculos de realidade virtual e a facilidade de construção de mundos, propomos essa atividade que possibilita a utilização destes equipamentos de uma forma lúdica aliada a arte.


Formas de estar juntos
coletivo: Será Sua Herança Estúdio
Local: Corredores
Horário: das 10 ás 21 - de 24/09 á 30/10
"Formas de estar juntos" é uma intervenção artística site specific a partir da experiência e observação in loco do artista Vicente no espaço da Galeria Olido, identificando e criando formas e fluxos possíveis. Instaura uma zona de observação, criando e instalando objetos originais para que os passantes possam parar, transformando e ressignificando o espaço de passagem - os grandes corredores da Galeria, ponto de respiro e contemplação no ritmo frenético da cidade.

EVENTO: PLANO SEQUÊNCIA | CAIXA PRETA - TAKE 3 - Jorge Garcia Cia de Dança
DATAS: 22,23,24,25, 29 e 30/09
LINGUAGEM: Dança
FORMATO: Presencial - Sala Olido
DURAÇÃO: 60 min
HORÁRIO: Qui, Sex, Sáb às 19h Dom às 18h
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
SINOPSE:

Plano sequência / Caixa Preta tem como narrativa o desenrolar de uma festa sem fim, um desencadear de situações onde o looping de acontecimentos visuais e ficcionais se entrelaçam e são construídas relações de fricção entre os intérpretes / personagens deste acontecimento, inspirados em festas que duram dias, com corpo e mente entorpecidos a partir de um determinado ritual. Estes indivíduos se alimentam da energia do outro para potencializar a sua própria e fortalecendo, assim, o conjunto. Um motim, uma manifestação, uma provocação quase tribal e orgânica em tempos obscuros. Desejos de conexão, rituais que nos remetem ao passado, nos arremessam ao futuro e, novamente, nos capturam para o agora. Novamente e para sempre.

Ação Maker + Cultura Digital por FABLAB-Olido

A ação em parceria com a nova gestão traz um espaço de sensibilização para o conhecimento de práticas do FabLab dentro da cultura maker, ou o Faça você mesmo juntamente com performances sonoras usando linguagens de programação Python durante o dia 24/09.
Local: FabLab
Horário: das 13h às 19h

Serviço
Galeria Olido
Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Segunda a sexta das 9h às 21h; sábado e domingo das 10h às 20h
Redes sociais: @ccolido 

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Acervo de vídeos
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Operação comida na mesa