Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021 | Horário: 14:21

Central de Intermediação em Libras garante acessibilidade em serviços públicos

Com elas, pessoas com deficiência auditiva e surdos em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo

A Central de Intermediação em Libras (CIL) realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo.

Modalidades de Atendimento

Online - os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Os serviços disponíveis são: orientações do COVID-19, o aplicativo tem outros serviços.

• Emergências (Polícia 190, SAMU 192, Bombeiros 193),
  • Segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência,
  • Central de Atendimento a Mulher 180,
  • Disque Denúncia,
  • Disque 100 Direitos Humanos,
  • Serviços ( SP156, Procon e INSS).

Navegação Patrocinada – Baixe o APP você não consome seus dados!
Em setembro de 2019, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assinou um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia (Claro, Vivo, Tim e Oi) para a Central de Intermediação em Libras (CIL).

A iniciativa é inédita no Brasil e, a partir dela, usuários surdos da CIL, e servidores públicos municipais, não mais utilizarão seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por vídeochamada, o que representa um impedimento para a ampliação do uso da CIL.

Além de atender demanda da comunidade surda, a iniciativa também foca nos servidores públicos municipais, que poderão baixar o aplicativo em seus smartphones e usá-lo quando tiver que atender um munícipe que só se comunique em Libras.

Disponível para atendimento durante 24 horas por dia nos 7 dias da semana.